Caminhada Celebrativa da Água e da Terra

“Louvado sejas, meu Senhor!” (São Francisco de Assis)

Neste domingo, 21 de abril de 2024, aconteceu mais uma Caminhada Celebrativa da Água e da Terra na Diocese de Rio do Sul, desta vez na Comunidade Saxônia, em Ascurra.

O encontro iniciou no Salão da Comunidade, com um delicioso café partilhado. Após o café, foi conduzida uma reflexão sobre a importância do cuidado com a Criação e, então, todos se colocaram em caminhada.

No total, foram em torno de 500 metros de caminhada, com 3 paradas temáticas. As reflexões durante as paradas foram feitas pelo Prof. Dr. Telmo Pedro Vieira, da Arquidiocese de Florianópolis. Professor Telmo é Antropólogo e tem ampla experiência na área da ecologia, fazendo parte do Movimento Laudato Si.

A primeira parada teve como tema a Mística das ÁGUAS. A segunda parada, a Mística da TERRA e a terceira parada, o cuidado com a CASA COMUM. A cada parada, uma árvore foi plantada, simbolizando nosso compromisso com a Criação.

Após o retorno para a igreja da Comunidade, aconteceu a Celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. Osmar Debatin, pároco da Paróquia Santo Ambrósio, de Ascurra. Pe. Osmar ressaltou a alegria de viver esta Caminhada no Domingo do Bom Pastor!

Após a celebração da Missa, todos foram convidados para o almoço partilhado no Salão da Comunidade. Às 13h, teve início a tarde de animação cultural!

Foi um dia maravilhoso, em que pessoas comprometidas com a vida puderam se reunir, refletir e rezar com a Casa Comum, louvando a Deus por Suas maravilhas!

“Nós, enquanto cristãos, católicos, caminhamos hoje nesta Romaria, fazendo esse louvor à Água, à Terra, mas também fazendo uma lembrança de que somos profetas! Temos que anunciar a Boa-Nova de Deus, o cuidado com a Criação, mas também denunciar os crimes que se fazem contra a Criação!” (Prof. Telmo)

Confira mais fotos no link: