Loading...
A Paróquia Santa Luzia foi criada no dia 07 de março de 1953, conforme Decreto assinado por Dom Pio Freitas, Bispo de Joinville/SC. Foi desmembrada da Catedral São João Batista, de Rio do Sul. Ficou, inicialmente, aos cuidados de Pe. João Batista Delsale, SDB e Pe. Francisco Spaeth, SDB. Hoje, compreende 15 comunidades e é atendida pela Congregação Sociedade do Verbo Divino (SVD).
No ano de 1930, o Sr. Henrique Schroeder, percebendo a necessidade de uma igreja na localidade de Lontras, solicitou ao Bispo Dom Pio de Freitas, da Diocese de Joinville, a devida autorização para a construção da igreja, por intermédio do vigário, Padre Paul Hesse, da paróquia de Rio do Sul. O pedido foi prontamente concedido. A obra foi orçada em 20 contos de Réis. O Sr. Henrique Schroeder contribuiu com 10 contos de Réis e 01 hectare de terra para a construção, ficando 10 contos de Réis para quem quisesse cooperar com a construção do templo.
No dia 20 de abril de 1930, foi lançada a pedra fundamental pelo Padre Paul Hesse, com Missa Solene. O relato diz que "a festa foi enorme, multidão que, de longe e perto, veio para assistir a festa. A Padroeira da futura Igreja será Santa Luzia, a celebrar-se em 13 de dezembro". A comissão era composta pelo vigário Padre Paul Hesse, o presidente, Henrique Schroeder, o secretário e professor público Candido Salvador Rodrigues, o tesoureiro Germano Schroeder e o procurador Baptista Franciozi. O sino da igreja foi abençoado no dia 14 de dezembro de 1930. A bênção da capela Santa Luzia foi realizada pelo Bispo Dom Pio de Freitas no dia 13 de dezembro de 1931.
A comunidade católica percebeu, aos poucos, a importância de uma paróquia em Lontras. As solicitações foram atendidas no dia 07 de março de 1953. Quando foi criada a paróquia, já eram existentes 08 capelas assim distribuídas: Riachuelo (Bom Jesus), Alto Subida (Santa Catarina), Baguaçu (São Valentim), Ribeirão da Atafona (Nossa Senhora das Graças), Salto Pilão (Santo Antônio), Ribeirão Dona Paula (Cristo Rei), Ribeirão Dona Lúcia (São João Bosco) e Ribeirão Cutias (Santa Terezinha).
Os anos passaram, e a Igreja de Santa Luzia, onde hoje está o atual cemitério municipal, foi demolida, e, no ano de 1976, foi inaugurada a nova Igreja Matriz, com celebração da Santa Missa presidida por Dom Tito Buss (em memória), Bispo da Diocese de Rio do Sul.
Data de Criação
07 de março de 1953
Desmembrada de
Catedral São João Batista - Rio do Sul
Município
Lontras
Número de Comunidades
15 Comunidades
Pároco
Pe. Félix Weka Koban, SVD
Horários de Missa na Igreja Matriz
Primeira sexta-feira do mês: 15h (Apostolado da Oração)
Quarta-feira: 19h (Missa com Adoração ao Santíssimo Sacramento e Bênção da Água)
Sábado: 19h
Domingo: 8h
Endereço da Igreja Matriz
Rua Oswaldo Schroeder, 212 - Bairro Centro
Lontras/SC
CEP 89.182-000
Horários de atendimento na Secretaria Paroquial
Segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Sábado, das 7h às 11h.
Endereço da Secretaria Paroquial
Rua Oswaldo Schroeder, 212 - Bairro Centro
Lontras/SC
CEP 89.182-000
Contatos da Secretaria Paroquial
Telefone: (47) 3523-0195
WhatsApp: (47) 3523-0195
E-mail: paroquiasantaluziadelontras@gmail.com
Redes Sociais da Paróquia
Facebook - Paróquia Santa Luzia
Pastorais atuantes na Paróquia
Pastoral do Batismo
Pastoral Familiar
Pastoral do Dízimo
Pastoral da Esperança
Pastoral da Pessoa Idosa