Loading...
Estamos vivendo um novo tempo, o Tempo do Advento, em preparação para o santo Natal. Esse tempo é marcado pela espera dAquele que virá: Jesus. Ele vem nascer no meio de nós. A Igreja celebra esse tempo como o início do Ano Litúrgico. É hora de preparar-se, de cuidar-se, de olhar as situações atuais com esperança, com o desejo e a alegria de que o Senhor virá, Ele não tardará.
Advento não é somente um tempo litúrgico, mas um “modo de viver”. Viver a partir dos ensinamentos de Cristo. Trata-se de uma atitude vital, que precisa atravessar toda a nossa existência. Não teremos entendido nada da mensagem de Jesus se ela não nos inspirar a viver em constante busca por uma fé que nos leve a viver uma peregrinação ao nosso interior. É tempo de entrar, aquietar-se diante do barulho do consumismo, dos rumores e das correrias de final de ano.
É tempo de acender a luz da fé a partir da oração e cuidar para que o Natal não seja mais uma vez apenas brilhos e luzes exteriores, troca de presente e muita comilança, mas, sim, a festa da acolhida dAquele que vem nascer agora, na nossa humanidade, frágil, pobre, simples e pecadora.
Entendemos que o Advento é um tempo de aguçar os sentidos da vida, de ordenar os afetos para acolher o Cristo, humano, pobre e abundante em simplicidade. É tempo de reacender a esperança e reafirmar que haverá dias melhores. É tempo de nos prepararmos bem para receber o Rei do Universo, o Senhor das nossas vidas.
Alguns passos para uma boa preparação para o Santo Natal:
1. Tempo de oração e silêncio: É na oração silenciosa, no deserto e na meditação que nós vamos encontrar o verdadeiro caminho. É no silêncio da oração que ouvimos a Palavra e nos deixamos conduzir pelo caminho certo, tomando decisões importantes em nossa vida. Dedicar pelo menos 20 minutos por dia à oração e meditação da Palavra de Deus.
2. Tempo de conversão: As consolações de Deus nunca faltarão para o pecador que quer se converter e mudar de caminho, mudar de estrada. É tempo de limpeza, preparar a casa do nosso coração para receber o Senhor que está para chegar. Aproveite este tempo para fazer um bom exame de consciência, e procure um padre para fazer uma boa Confissão. É muito importante celebrar o Natal com um coração limpo, leve e livre de qualquer sentimento que nos faça mal. O perdão cura as nossas feridas, reorganiza a nossa vida, reconstrói relacionamentos e nos traz a paz.
3. Tempo de missão/visitação: Deus nos visita, visita a nossa história e o nosso coração, e nos convida a visitar as casas, hospitais, presídios, os amigos e familiares, os vizinhos, os doentes e os pobres necessitados. No próximo ano, celebraremos o Jubileu da Esperança e o Ano Missionário em nossa Diocese de Rio do Sul. A Igreja missionária é a Igreja da visitação. Como Maria foi visitada por Deus e se tornou missionária visitando sua prima Isabel, nós também iremos visitar todas as famílias da Diocese. A visita de um missionário a uma família é Deus visitando o Seu povo. Seja você também um missionário na sua Comunidade no próximo ano, anunciando Jesus Cristo.
4. Tempo de celebrações: Prepare-se para o Natal fazendo as novenas de Natal, reúna os vizinhos, convide as famílias, jovens e crianças; momentos de oração, cantos, encenações, confraternizações irão nos preparar para esta festa tão importante. No lugar do Papai Noel, monte o Presépio, conte para as crianças a história do Natal, celebre em família e participe das Missas.
No dia 29 de dezembro, na Catedral São João Batista, iniciaremos o Jubileu da Esperança, que será um Ano de graças para toda a nossa Igreja. Participe!
Desejo a todos um Abençoado e Santo Natal, com muita Esperança e alegria!
DOM ADALBERTO DONADELLI JÚNIOR
Bispo Diocesano