Loading...

Artigos

O Santo Rosário: a oração predileta da Ss. Virgem Maria

“Em Lourdes e em Fátima, Nossa Senhora apareceu para nos recomendar particularmente o Santo Rosário. Em Lourdes, ela mesma desfiava a esplêndida coroa, enquanto Santa Bernadete recitava as Ave-Marias. Em Fátima, a cada aparição, Maria recomendava a recitação do Santo Rosário. Ainda mais na última aparição, em que ela se apresentou como Nossa Senhora do Rosário. É verdadeiramente grande a importância que Nossa Senhora deu ao Rosário. Quando em Fátima falou da salvação dos pecadores, da ruína de muitas almas ao Inferno, das guerras e do destino da nossa época, Maria indicou, recomendou como oração salvífica, o Rosário. Lúcia dirá que 'desde que a Virgem Santíssima deu grande eficácia ao Santo Rosário, não existe problema material, espiritual, nacional ou internacional que não se possa resolver com o Santo Rosário e com os nossos sacrifícios'.

São José Cafasso, numa manhã, passando pelas ruas de Torino, encontrou uma pobre velha que caminhava toda curva, recitando devagarinho o Rosário. Indagou-a por que rezava tão cedo. Ela disse que estava limpando as ruas. Confuso, pediu que lhe explicasse o que queria dizer. Ela respondeu que, naquela noite, nas ruas daquela vila, havia sido noite de carnaval, havendo muitos pecados. Rezando o Rosário, ela perfumava o local manchado pelo pecado. Veja: o Rosário purifica nossa alma das culpas e as perfuma com a Graça. O Rosário salva as almas. São Maximiliano escrevia na sua agendinha: 'Quantas coroas, quantas almas salvas!' Pensamos nisso? Todos poderíamos salvar almas recitando coroas do Rosário. Que caridade de inestimável valor seria esta. O que dizer das conversões dos pecadores obtidos com o Santo Rosário? Deveriam falar São Domingos, São Luís Maria Grignon de Montfort, São Cura d'Ars, São Pio de Pieltrecina... O Santo Rosário faz bem a todos: aos pecadores, aos bons, aos santos...

Quando a São Filipe Néri perguntavam qual oração escolher, sem hesitar, respondia: 'O Rosário! Recitai-o amiúde!' Também a Pe. Pio lhe perguntou um filho espiritual qual oração preferia para toda a vida. Pe. Pio respondeu logo: 'O Rosário!' Sobretudo os santos demonstraram a eficácia da graça do Rosário. Estes foram verdadeiros apóstolos do Rosário: São Carlos Borromeu, São Camilo de Lélis, São João Bosco... Entre os maiores, talvez, sobressaia-se São Padre Pio. No seu exemplo existe um prestigioso grau de sobre humano, pois ele chegou a recitar mais de cem rosários, todos os dias, por muitos anos. Um modelo gigante que garantiu a fecundidade do Rosário para a sua santificação e para a salvação das almas. Quantos milhões de almas não foram misteriosamente atraídas por aquele frade que, por horas e horas, dia e noite, desfiava a coroa aos pés de Nossa Senhora entre as mãos sanguinolentas de chagas? Ele demonstrou verdadeiramente que 'o Rosário é corrente de salvação pendurada nas mãos do Salvador e da sua Ditosa Mãe e que indica de onde descem a nós as graças e por onde deverá subir de nós cada esperança' (Papa Paulo VI).

Toda a oração, toda a ciência e todo o amor de Santa Bernadete parecia consistir no Rosário. Sua irmã Tonieta dizia: 'Bernadete não faz nada além de rezar. Só sabe desfiar o Rosário'. O Rosário é uma oração Evangélica, Cristológica, Contemplativa em Companhia de Maria (Marialis Cultus, n.44-47). Louvor e impetração cobrem as Ave-Marias, fazendo escorregar a mente para o mistério presente na meditação. Que isto seja aos pés do altar ou pela rua, não é um obstáculo para o Rosário. Quando a mente se recolhe dirigindo-se a Maria, pouco importa se estamos na Igreja ou no trem, caminhando ou voando de avião. Es-ta facilidade que o Rosário oferece a quem quiser recitá-lo aumenta a nossa responsabilidade. É impossível não achar um quarto de hora para oferecer uma coroa a Maria. Em qualquer lugar, a qualquer hora, com qualquer pessoa, sem livros nem cerimônias, em bom tom ou murmurando... Pensemos nos Rosários recitados nos quartos de hospital por São Camilo de Lélis, nos campos de concentração e no bunker da morte por São Maximiliano Maria Kolbe, sobretudo na família da Beata Ana Maria Taigi, pelos pais de Santa Teresinha, pela mãe de Santa Maria Goretti... Não percamos tempo em coisas vãs e nocivas, quando temos um tesouro para valorizar como o Santo Rosário. Digamos e prometamos a Maria: cada dia uma coroa do Rosário para Ti, ó Maria.

Em Fátima, o Rosário foi o dom do Coração Imaculado de Maria. O Rosário e o Coração Imaculado de Maria assinalarão o triunfo final do Reino de Deus para esta época. A devoção ao Rosário e a devoção ao Coração de Maria dizem que as almas devotas do Rosário e do seu Coração Imaculado 'Serão prediletas por Deus e como flores serão colocadas por mim junto ao seu Trono'. Queira ela mesma acender e conservar aceso em nós o amor ao Rosário e ao Seu Coração Imaculado.”

Que este belo artigo, retirado do livro “Um mês com Maria”, do Frei Stefano Maria Manelli, possa acender ou até mesmo reacender a chama de amor por Maria Santíssima e pelo Santo Rosário.

Deus nos abençoe! Salve Maria!

 

DIÁCONO LEONARDO E PRISCILA KLETENBERG

Paróquia Cristo Rei | Taió

Galeria

Imagens relacionadas