Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

O Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação foi instituído pelo Papa Francisco em 1º de setembro de 2015. Desde então, essa data está sendo celebrada todos os anos e se estende do dia 1º de setembro até a Festa de São Francisco de Assis, padroeiro da Ecologia, no dia 04 de outubro. O Tempo da Criação é um tempo para renovar a relação da humanidade com o nosso Criador e com todo ser criado!

O convite é para uma mudança de atitude, tanto em nível individual como global, através da tomada de decisão da comunidade internacional para enfrentar a crise ambiental, que nasceu com o avanço do capitalismo, a partir dos séculos passados. Com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, há uma depredação cada vez maior dos recursos naturais, para satisfazer a um consumismo desenfreado de pequena minoria da população, que detém o poder econômico e político.

Consequentemente, constata-se o esgotamento das riquezas naturais, a mudança dos padrões climáticos pela emissão de gases na atmosfera, causando catástrofes naturais, a alta de preço dos alimentos, o aumento da fome, a escassez das águas. Esse quadro de relações apocalípticas nos revela a íntima relação entre as atitudes do ser humano e a integridade do nosso planeta!

Na encíclica Laudato Si, o Papa Francisco insiste: “o desafio urgente de proteger nossa Casa Comum inclui a preocupação de reunir toda a família humana para buscar um desenvolvimento sustentável e integral”. Desafia, também, toda a humanidade “a um novo diálogo sobre como estamos moldando o futuro de nosso planeta” para nossos descendentes e todo ser criado! O Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação oferece a cada ser humano, e à comunidade como um todo, a preciosa oportunidade para renovar a adesão pessoal à própria vocação de guardião da criação! É o dia mundial de ação de graças pela Criação! Elevamos a Deus o agradecimento pela obra maravilhosa que Ele confiou ao nosso cuidado! Invocamos a Sua ajuda para a proteção da Criação e a Sua misericórdia por nossos descuidos contra o mundo em que vivemos!

O Pontífice lembra como é importante mudar o estilo de vida individual, superando “os excessos consumistas” que acabam gerando abusos e destruição da natureza. Na sua mensagem para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, o Pontífice alerta sobre o único caminho possível para mudar a situação que vivemos de crise ambiental, optando por novos estilos de vida no dia a dia, além de mudar os modelos de consumo e produção através do compromisso conjunto dos países.

Em suma, o Papa pede para ouvirmos a “voz da Criação”. Um compromisso para todos os cristãos de diferentes Igrejas que, unidos em oração, reflexão e ações concretas, farão a grande diferença nos cuidados da Casa Comum. Serão em torno de 2,2 bilhões de cristãos no mundo convidados a se unirem em preces e ações transformadoras em favor dessa grande causa!

Atentos, à “VOZ DA CRIAÇÃO”, com Francisco e Clara, com o Papa Francisco e com todos os cuidadores da Vida, louvemos o CRIADOR, proclamando o belo poema do Parto da Criação:

O Parto do Universo

Delir Brunelli

No princípio,

o amor tomou conta do coração

e das entranhas da Mãe Divina.

Ela ficou grávida e foi gerando, em seu seio,

este imenso Universo.

Quando chegou a hora,

a Mãe Divina deu à luz o firmamento,

os astros e as estrelas, os planetas e os cometas.

Ao nascer a terra, suas entranhas se comoveram:

“É muito bonita!”, disse ela.

E, então, chamou o sol para iluminar e aquecer

este planeta escolhido e amado.

Chamou a lua e as estrelas

para lhe dar mais vida e beleza.

A Mãe Divina gerou a água

e tornou a terra fecunda.

E foram nascendo plantas pequenas e grandes

com flores e frutos.

Surgiram peixes na água e pássaros no céu

animais de toda espécie

nas planícies e montanhas

nos campos e florestas.

A Mãe Divina olhou para o fruto de suas entranhas

e viu que tudo era muito belo

sentiu que tudo era muito bom!

E quis dar à terra o maior de todos os presentes:

a capacidade de amar.

Por isso, gerou o homem e a mulher

à sua imagem e semelhança.

Olhou para eles e disse:

“Como se parecem comigo!

Cresçam e cuidem da terra

façam dela uma habitação agradável.

A Mãe Divina viu que tudo era muito belo

sentiu que tudo era muito bom!

E fez uma grande festa

para celebrar o nascimento do mundo!

Gratidão à Ir. Delir Brunelli, pela beleza deste poema!

Fontes:

Mensagem do Papa Francisco, Roma, São João de Latrão, 13 de maio de 2023.

Revista Acadêmica da Prainha, Ano V/2, jul-dez, 2008.

Rezar e cantar o sonho de Clara e Francisco, Joinville/SC, 2021

IRMÃ CARMELA PANINI