Dízimo na missão permanente

Dizimista, obrigado pela sua devolução consciente e alegre. Dízimo: comunhão com Deus e com os irmãos!

A nossa comunidade tem como meios de sustentação o Dízimo e as ofertas. Juntos, buscamos cumprir com a missão prioritária da Igreja: a evangelização de todas as pessoas, apresentando a elas Jesus e Seu Evangelho (cf. Mt 28,16-20).

A sua contribuição tem sido essencial para que a nossa comunidade evangelize através das dimensões religiosa, eclesial, missionária e social. Hoje, com grande alegria, queremos dizer obrigado por você ser um(a) dizimista consciente e alegre. Saiba o porquê da nossa gratidão!

Pelo seu testemunho de pertencer a Jesus e à Igreja, o seu Dízimo é sinal e prova de que você tem consciência do Batismo que recebeu, e de que conhece o significado de com(viver) em comunidade, participando ativamente dela.

Pelo seu compromisso, que, somado ao compromisso dos demais membros da Comunidade, faz com que ela seja inteiramente evangelizadora, como eram as primeiras comunidades cristãs pela partilha. Ao separar e entregar à Comunidade parte do que é seu, você demonstra que é uma pessoa desapegada, ao mesmo tempo em que encoraja as demais a imitá-la ao usar, e não se deixar usar pelos bens materiais.

Por você devolver a Deus, por meio da Comunidade, uma parte do que você tem, consciente de que tudo pertence a Ele. A devolução a Deus é um gesto de reconhecimento de que tudo é relativo, e que só Ele é, de fato, absoluto. Pela sua gratidão, você prova que tem uma mente e um coração sensíveis à bondade de Deus, que se abrem a Ele em ação de graças. A sua oferta e o seu Dízimo são o seu “obrigado” pelo dom da vida e pelos demais dons dEle recebidos!

Pela sua generosidade. Você não oferece a sobra, o resto, mas sim uma quantia significativa do que possui. Por isso, o seu Dízimo é expressão de entrega generosa. Por meio dela, a mesquinhez e a avareza são derrotadas, dando lugar à ação de graças e à partilha. Para você entender o significado do que é ser corresponsável: ao ser responsável, junto com os demais batizados da sua Comunidade de fé e vida, você está testemunhando que juntos, na unidade e em comunhão, se evangeliza. A soma das contribuições forma um todo, no qual as contribuições individuais são mescladas e se tornam uma só, expressão da generosidade de toda a Comunidade.

Pela sua perseverança na devolução do Dízimo. Assim, a Comunidade pode prever as suas despesas e investimentos, correndo riscos calculados, sem deixar de evangelizar por medo de se endividar. Os dizimistas que são pontuais possibilitam que a Comunidade se organize e seja administrativamente eficiente.

Porque o seu Dízimo é de qualidade, isto é, soma quantia e convicção, e é oferecido com tal consciência que se transforma em “oração”! Leva a um autêntico encontro com Deus. O despojamento e o esvaziamento interior permitem que o humano abra espaço para o divino, acolhendo-o. Porque seu Dízimo é oferecido com alegria, identificada no sorriso que marca o seu rosto sempre que você faz a sua contribuição.

Com o seu Dízimo, temos o suficiente para adquirir o que precisamos para as celebrações. Uma comunidade é como uma família ampliada, com diversas necessidades a serem supridas (pagamento de água, luz, telefone, etc.).

Porque com o seu Dízimo temos o suficiente para manter e sustentar, bem como investir na casa paroquial, contribuindo com encargos sociais e salários dos colaboradores.

Com seu dízimo, temos o suficiente para manter todas as instalações paroquiais, utilizadas pela Comunidade e por suas Pastorais e Movimentos. Com seu Dízimo, podemos organizar a nossa secretaria paroquial, que disponibiliza diversos serviços e permite que a nossa pastoral esteja em pleno funcionamento.

Com seu Dízimo, formamos os nossos catequistas e demais lideranças, levando o Evangelho às crianças, aos adolescentes, aos jovens, aos adultos e aos idosos.

Com seu Dízimo, vamos ao encontro de tantos batizados não evangelizados, acolhendo-os com alegria e propondo a eles o Evangelho como caminho que leva à vida em plenitude. Com seu Dízimo, temos condições de evangelizar pelo serviço, pelo diálogo, pelo anúncio e pelo testemunho de comunhão, alcançando as pessoas, a comunidade e a sociedade.

Porque com o seu Dízimo contribuímos para que a nossa Diocese cumpra com a missão de coordenar a pastoral diocesana, organizar a jurídica e administrar as Paróquias e as suas Comunidades. Porque com o seu Dízimo participamos da formação de nossos futuros diáconos e sacerdotes.

Agradecemos a sua força e perseverança nas várias atividades desenvolvidas pelas Comunidades. Você é parte de toda a Comunidade, testemunhando que é possível, sim, ser um(a) dizimista fiel!

MISSIONÁRIO BIBIANO MACHADO NETO