Instituição do Ministério de Catequista

No dia 10 de maio de 2021, o Papa Francisco, pela Carta Apostólica Antiquum Ministerium, sob forma de motu proprio, realizou o desejo de muitos pastores e fiéis, instituindo, de modo estável, o Ministério de Catequista. Desde o Concílio Vaticano II, por meio de pronunciamentos e documentos dos papas São Paulo VI, São João Paulo II, Bento XVI e do próprio Papa Francisco, é público o reconhecimento da Igreja pelo trabalho de inúmeros catequistas em todo mundo, na transmissão e vivência da fé. Esse reconhecimento se traduziu agora na instituição desse Ministério. Os catequistas, no dizer do Papa, são homens e mulheres chamados e impulsionados pelo Espírito Santo, que vão ao encontro de tantas pessoas que esperam conhecer a beleza, a bondade e a verdade da fé cristã. Por essa razão, os pastores da Igreja têm o dever de sustentar neles esse dom que lhes é dado pelo Espírito e, assim, o reconhecendo presente, de modo que possam cumprir a sua tarefa evangelizadora com competência e fidelidade ao Evangelho. O Ministério dos Catequistas está relacionado com a pastoral da transmissão da fé desde o primeiro anúncio, que introduz no querigma, pela instrução que os torna conscientes da vida nova em Cristo e os prepara para os Sacramentos da Iniciação Cristã, até a formação permanente que permite que cada batizado possa “(…) dar a razão da sua esperança a todo aquele que lhe peça” (1Pd 3,15).

O Papa afirma que o catequista é, ao mesmo tempo, testemunha da fé, mestre e mistagogo, acompanhante e pedagogo que introduz crianças, adolescentes, jovens e adultos, em nome da Igreja, na vivência da fé cristã.

No dia 23 de agosto de 2024, durante a 56ª Assembleia Regional de Pastoral, em Rio do Oeste/SC, o Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou a instituição de nove catequistas de diferentes dioceses de Santa Catarina como Ministros da Catequese. E eu tive a honra e o privilégio de ser a primeira a ser instituída Ministra da Catequese em nossa Diocese. A cerimônia ocorreu na Paróquia Nossa Senhora Consolata. A Missa contou com a presença dos 11 Bispos do Regional Sul 4, além de padres, religiosos, religiosas, leigos e leigas de toda Santa Catarina. A celebração foi conduzida pelo Bispo da Diocese de Criciúma e referencial da Animação Bíblico-Catequética na CNBB Sul 4, Dom Jacinto Inácio Flach. Em sua homilia, Dom Jacinto enfatizou a importância do Rito de Instituição do Ministério de Catequista, destacando-o como um momento histórico e significativo para a Igreja em Santa Catarina. Lembrou que a missão de um catequista é de extrema importância na Igreja, comparando-a à tarefa de encontrar e compartilhar um tesouro, o Reino dos Céus, com aqueles que ainda não o conhecem. Ele destacou que o verdadeiro valor da missão está na humildade e no serviço aos outros, sem vaidade ou orgulho. Os catequistas são chamados a serem exemplos de fé, mestres e guias para os fiéis, sempre apoiados por uma vida de oração e zelo apostólico.

Para mim, receber o ministério de catequista é um momento de grande alegria, significado e muita emoção. É uma oportunidade maravilhosa de compartilhar a fé, ajudar a construir uma comunidade mais unida e ser uma guia espiritual para aqueles que estão em busca de compreensão e crescimento na fé. Sinto como uma transformação pessoal, uma oportunidade de crescimento pessoal e espiritual. À medida que ensinamos e guiamos, também aprendemos e nos aprofundamos em nossa própria fé. Tenho plena consciência de que o Ministério de Catequista é, essencialmente, um serviço e uma dedicação aos outros. Recebo com grande alegria esse ministério, que é um caminho para viver a fé de forma prática e impactante, promovendo o crescimento espiritual e o fortalecimento da comunidade cristã através do meu serviço dedicado e amoroso.

SILVANA LAUREANO DA SILVA DE SOUZA

Coordenadora Diocesana de Catequese