Artigos

X Congresso Regional da Pastoral Familiar | “Um só coração e uma só alma” (At 4,32)

Entre os dias 30 de agosto e 01 de setembro de 2024, na Paróquia Santo Estêvão, em Ituporanga, aconteceu o X Congresso da Pastoral Familiar do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento teve como tema central “Família: Fraternidade e Amizade Social”, e adotou como lema “Um só coração e uma só alma” (At 4,32). Estiveram presentes mais de 350 agentes da Pastoral Familiar e Movimentos.

O Congresso aconteceu com o apoio de diversos Movimentos, entidades e Pastorais da Diocese, como também o empenho do CPC (Conselho de Pastoral da Comunidade) da Paróquia Santo Estêvão, de Ituporanga. Todos contribuíram para o bom andamento das atividades durante o Congresso.

Toda a Igreja é chamada a uma conversão missionária em prol do núcleo familiar! A Pastoral Familiar busca: suscitar a sensibilidade, ardor apostólico e criatividade missionária na prática pastoral com as famílias; anunciar o Evangelho da Família, com testemunhos de esperança, empenho, comunhão e ações coordenadas, que protagonizem a família como luz e alegria para o mundo; preparar e qualificar os cristãos leigos para acompanhar, discernir e integrar a fragilidade humana, conjugal, familiar e comunitária.

A FAMÍLIA é um dos eixos transversais de toda AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA. De acordo com o Documento de Aparecida, n. 435, “em toda a Diocese se requer uma Pastoral Familiar intensa e vigorosa, para proclamar o Evangelho da Família, promover a cultura da vida e trabalhar para que os direitos das famílias sejam reconhecidos e respeitados”.

Foram explorados no Congresso quatro subtemas principais, voltados para o fortalecimento das famílias e comunidades:

*Família: Peregrinos da Esperança (Dom Adilson P. Busin, Bispo da Diocese de Tubarão/SC) | Nos remeteu ao Ano Jubilar de 2025, proclamado pelo Papa Francisco com o título “Peregrinos de Esperança”. As famílias, como “Peregrinas de Esperança”, são chamadas a viver a fé com um olhar esperançoso para o futuro, promovendo a paz e a caridade em suas comunidades.

*Família: Fraternidade e Amizade Social (Frei Nilo Agostini, OFM, Assessor Eclesiástico da Pastoral Familiar do Regional Sul 4) | Foi profundamente inspirado na encíclica “Fratelli Tutti” do Papa Francisco. Papa Francisco nos chama a promover a fraternidade e a amizade social como pilares essenciais para a convivência humana. Somos desafiados a ir além das nossas fronteiras e a construir pontes de diálogo e de compreensão entre as diferentes culturas e religiões.

*Família e Sinodalidade (Ronaldo e Tatiana Miliante de Melo, da Arquidiocese do Rio de Janeiro) | Nos levou a refletir sobre a importância de caminhar juntos como Igreja. A sinodalidade é um chamado à Igreja, para que todos os seus membros participem ativamente na vida e na missão eclesial, discernindo juntos a vontade de Deus.

*Família e Comunidades Eclesiais Missionárias (Diácono Leonardo e Priscila Klettenberg, da Diocese de Rio do Sul) | Nos desafiou a ser protagonistas na missão evangelizadora da Igreja. As famílias são chamadas a levar o Evangelho para além dos muros de sua casa, sendo testemunhas vivas da fé no seu cotidiano. O Papa Francisco tem nos lembrado constantemente que a Igreja deve ser uma Igreja em saída, uma Igreja missionária, que vai às periferias existenciais. Viver com “um só coração e uma só alma” fortalece a missão evangelizadora das famílias.

Todos os temas trabalhados nos ofereceram uma visão rica e inspiradora do papel das famílias na Igreja e na sociedade!

Podemos perceber que o trabalho de desenvolver uma Pastoral ampla, que abarque toda a Família, é uma tarefa que passa por todas as outras Pastorais e Movimentos de uma Diocese, de uma Paróquia!

Com isso, conseguiremos mostrar a ALEGRIA profunda de viver, como Família, o amor de Cristo pela Igreja, transformando a nossa sociedade e o mundo inteiro!

MAURÍCIO E DANIELA GARCIA

Coordenadores Regionais da Pastoral Familiar