Pastoral da Criança: uma ação de amor a serviço da vida!

A Pastoral da Criança é uma ação da Igreja Católica que tem como objetivo promover a vida, fomentando o desenvolvimento integral de crianças, sobretudo as que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Fundada em 1983 por Zilda Arns, a pastoral surgiu em um contexto de grande desigualdade social e altas taxas de mortalidade infantil no país. Zilda Arns, sensibilizada pela realidade das crianças em situação de vulnerabilidade, idealizou um trabalho que combinava cuidados de saúde, educação e mobilização comunitária. Desde sua criação, a pastoral tem sido reconhecida por seu impacto positivo na redução da mortalidade infantil e na melhoria na qualidade de vida das crianças e suas famílias. Hoje, a Pastoral atua em várias regiões do Brasil.

A missão da Pastoral da Criança é acompanhar gestantes, mães e crianças de 0 a 6 anos, promovendo ações de saúde, nutrição, educação e cidadania. O cuidado com as crianças nessa fase é extremamente importante, pois nessa faixa etária ocorre um rápido desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social. Sendo que o tempo mais importante de acompanhamento são os primeiros mil dias da vida da criança. É durante esse período que as bases para o bom desenvolvimento futuro da criança são estabelecidas.

O trabalho de acompanhamento promove também uma rede de apoio às famílias, sobretudo às gestantes, que passam por um momento tão importante, tão feliz e, ao mesmo tempo, tão desafiador, que é gerir uma nova vida.

Através de voluntários capacitados, a Pastoral da Criança realiza visitas domiciliares, orientando as famílias sobre cuidados básicos com a saúde e a nutrição das crianças, estimulando o aleitamento materno, a vacinação, o pré-natal e a prevenção de doenças. Preocupando-se com o meio ambiente, nossa Casa Comum, a Pastoral da Criança adotou o método digital (aplicativo) como nova ferramenta nas visitas às famílias. O aplicativo é bem intuitivo e completo, contendo resumo de todas as famílias atendidas pela pastoral, facilitando a transparência dos acompanhamentos e possibilitando uma visão geral da situação da região.  É claro que a implantação do aplicativo em alguns contextos, sobretudo aos mais vulneráveis, considerando o acesso à internet, é algo desafiador no sentido de pensar a inclusão de todos no acesso às tecnologias. Os grupos de voluntários são uma bênção. Sempre se apoiam mutuamente, para que nenhuma família deixe de ser atendida e nem de ser cadastrada no aplicativo, visto a importância de levantar dados, que somem na leitura dos contextos sociais e, quiçá, na construção de políticas públicas.

Além disso, a Pastoral da Criança promove ações educativas nas comunidades. Também incentiva a participação das famílias em atividades de geração de renda e fortalecimento da economia local, dentro de cada realidade, sem perder de vista o protagonismo das comunidades e das famílias. Pois entendemos que dentro de cada comunidade há uma riqueza de diversidade, que precisa e deve ser valorizada e respeitada. O fomento às ações é promovido pela equipe pastoral, mas a identificação das ações, sob a ótica da realidade de cada comunidade, é trazida pelas famílias.

Uma das principais características da Pastoral da Criança é a integração com a comunidade e a valorização da cultura local, respeitando os saberes tradicionais e promovendo a autonomia e o protagonismo das famílias atendidas, compreendendo que a ação pastoral parte de um acompanhamento que venha a contribuir e fortalecer as comunidades, sem qualquer intenção de julgar ou ensinar as comunidades a atender suas famílias. Com uma abordagem humanizada e solidária, a Pastoral da Criança contribui para a transformação social e a promoção da justiça e da paz.

A Pastoral da Criança enfrentou diversos desafios durante a pandemia da COVID-19. Com as restrições e o distanciamento social, as atividades de acompanhamento e suporte às famílias tiveram que ser adaptadas. O distanciamento social acabou por se tornar inevitável, sendo hoje um dos desafios a serem enfrentados para a continuação das atividades da pastoral. Em nossa Diocese, os grupos que foram enfraquecidos nesse período serão novamente revisitados, tudo isso de forma gradual. O foco será o fortalecimento das comunidades, para que se sintam protagonistas nas ações da pastoral. Entende-se nesse momento a necessidade de capacitar as lideranças, desbravar novos grupos, para que as ações sejam retomadas, permitindo que comunidades se sintam novamente fortalecidas e assumam seu papel de suma importância nessa empreitada em favor da vida.

A Pastoral da Criança desempenha um papel fundamental na promoção do desenvolvimento infantil e na garantia dos direitos das crianças, ajudando a construir uma sociedade mais justa e fraterna. Seu trabalho inspira e mobiliza pessoas de todas as idades e credos, demonstrando que é possível unir esforços em prol do bem comum e da defesa da vida em todas as suas formas.

Que o Bom Deus nos envie mais pessoas com a vocação de atuar na Pastoral da Criança! Venha você também ser bênção para nossas crianças! Entre em contato conosco pelo telefone (47) 3521-0315. E nós orientaremos e faremos a capacitação para você ser agente da Pastoral da Criança! Boas-vindas!

LUCIMARA KOCH

Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança