Loading...

Artigos

PASCOM | A Pastoral da Comunicação

O que é a Pastoral da Comunicação? Como funciona? Como se organiza?

Para responder estas perguntas, utilizaremos o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Documento 99 da CNBB):

 

323. A Pastoral da Comunicação (PASCOM) é a presença e a ação da Igreja nos ambientes comunicacionais. Sua atuação se estabelece a partir de ações próprias do campo da comunicação com sentido pastoral e evangelizador. É a pastoral do ser e do estar em comunhão com toda a comunidade eclesial, garantindo a acolhida e a participação, a organização solidária e a gestão democrática dos processos comunicacionais.

A expressão “Pastoral da Comunicação” nasce da junção de duas realidades que interagem reciprocamente: comunicação e pastoral. O universo da comunicação abrange as distintas dimensões da realidade humana, enquanto o universo da pastoral envolve a dimensão socioeclesial, relacionada aos diferentes ambientes da Igreja em sua missão de evangelizar.

326. O agente da PASCOM é aquele que testemunha o seu encontro com a Pessoa de Jesus Cristo e encontra nEle a força para a sua missão. Mais do que um trabalho, a ação pastoral deve ser compreendida como vivência batismal.

327. A PASCOM é uma pastoral a serviço da comunhão. Desse modo, as ações comunicativas da Pastoral da Comunicação ganham sentido à medida em que colaboram com a ação evangelizadora da Igreja.

328. A PASCOM estrutura-se a partir dos documentos da Igreja, dos estudos e das pesquisas na área da comunicação e das práticas comunicativas vividas e experienciadas por comunidades e grupos.

331. A PASCOM não se limita a ações isoladas, como divulgações em Redes Sociais, produção de vídeos, fotos, sites, jornais... Tudo isso deve fazer parte de uma política global que gere comunhão e interatividade, alicerçada em quatro eixos: Espiritualidade, Formação, Articulação e Produção. A PASCOM, sustentada por esses eixos, deve incentivar a reflexão e estimular ações com sentido comunicativo, que conduzam à comunhão e à ação evangelizadora.

332. ESPIRITUALIDADE – A Espiritualidade constitui o alicerce de todos os eixos e a vivência constante do seguimento a Jesus Cristo. Sem a espiritualidade, o comunicador esvazia-se, fragiliza-se como sujeito e torna-se vulnerável às dificuldades que se apresentam ao longo do caminho. É fundamental que se cultive a espiritualidade do comunicador mediante retiros, leitura orante da Palavra de Deus, Grupos Bíblicos de Reflexão, reflexões sobre os documentos da Igreja no campo da comunicação, e que o comunicador se alimente da Palavra de Deus e da Eucaristia. A espiritualidade do comunicador, bem como toda a espiritualidade da Igreja, inspira-se na Trindade, modelo da perfeita comunicação e da comunhão no amor.

333. FORMAÇÃO – A Formação tem por objetivo a qualificação das lideranças e dos agentes de pastoral, para que desenvolvam e executem projetos teoricamente embasados, tecnicamente atualizados e eticamente comprometidos.

334. ARTICULAÇÃO – A Articulação se propõe a animar e envolver os agentes culturais e pastorais para que conheçam e se comprometam com ações concretas e integradas com os processos e meios de comunicação para o anúncio da Boa-Nova de Jesus Cristo. Um aspecto da articulação consiste na realização de iniciativas que visem fortalecer a comunhão e o engajamento nas ações comunicativas.

335. PRODUÇÃO – Esse eixo está voltado para a elaboração de materiais. O eixo da produção constitui-se, para muitos, como a porta de ingresso na PASCOM e aquele que ganha mais visibilidade. Contudo, a agente não deve fazer deste a sua única finalidade, mas é preciso integrá-lo com os outros três anteriores, aprimorando o seu servir.

337. Para ser eficaz e abrangente, a PASCOM se organiza em diferentes níveis: nacional, regional, diocesano e paroquial/comunitário.

 

A PASCOM na Diocese de Rio do Sul

 

A Pastoral da Comunicação já existe em nossa Diocese há algum tempo. Porém, sua força mostrou-se maior durante o período da Pandemia da COVID-19. Durante o tempo de isolamento, percebeu-se a necessidade de utilizar os meios de comunicação, especialmente as Redes Sociais, para o trabalho de evangelização. E, a partir daí, começou a organização da PASCOM em nossa Diocese.

Desde o ano de 2022, vêm-se organizando Encontros de Formação, Retiros, conversas... Até o momento, são sete as Paróquias que possuem a PASCOM já estruturada e que participam ativamente dos encontros diocesanos.

As Paróquias e Comunidades que ainda não possuem a Pastoral da Comunicação, entrem em contato conosco, para marcarmos uma conversa! Nossos contatos são: (47) 99277-3838 ou comunicacao@diocesederiodosul.com.br.

 

8º Encontro Nacional da PASCOM

 

Dos dias 12 a 14 de julho de 2024, aconteceu, em Aparecida, o 8º Encontro Nacional da PASCOM, com o tema: “Pastoral da Comunicação em uma mudança de época: desafios e perspectivas”.

A Coordenação Diocesana da PASCOM da Diocese de Rio do Sul esteve presente no evento, que contou com a assessoria do Secretário do Dicastério para a Comunicação, Monsenhor Lucio Adrian Ruiz; Dom Amilton Manoel da Silva, CP, membro da Comissão Episcopal para a Comunicação Social da CNBB; Everthon de Souza Oliveira; Aline Amaro da Silva; Moisés Sbardelotto; Irmã Joana Puntel, religiosa paulina, além dos assessores de todas as atividades temáticas.

O encontro foi muito proveitoso e conduziu à reflexão sobre a importância da Pastoral da Comunicação na evangelização do mundo de hoje, em que o ambiente digital não é mais um instrumento, mas uma nova cultura.

Que olhemos a Pastoral da Comunicação para além das fotos e vídeos. Lembremos que toda “a evangelização, anúncio do Reino, é comunicação” (Documento de Puebla).

Encerrando sua palestra, Monsenhor Lucio destacou as palavras do Papa Francisco para um grupo de jovens missionários digitais: “Não tenha medo. Não tenha medo de cometer erros. Não me canso de repetir que prefiro uma Igreja ferida porque sai para as periferias existenciais do mundo, do que uma Igreja que está doente porque permanece trancada nas suas pequenas seguranças. O Senhor bate à porta para entrar em nós, mas quantas vezes bate à porta de dentro, para que O deixemos sair. Que a missão que desempenham nos espaços digitais seja repleta de humanidade. Vá 'samaritanizar' esses ambientes, para que a cultura contemporânea possa conhecer a Deus sentindo-O em você; ide e levai a esperança de Jesus, especialmente aos que estão mais distantes, dando-lhes razões da sua esperança... Que as palavras sejam acompanhadas pela caridade e que a virtualidade fortaleça a presença, para que a rede gere comunhão, que torne Jesus presente em sua cultura.”

 

COORDENAÇÃO DIOCESANA DA PASCOM

Galeria

Imagens relacionadas