2ª Escola de Animação e Formação de Catequistas | 2ª Etapa

Entre os dias 14 e 16 de junho de 2024 aconteceu, no Centro Diocesano de Formação Dom José Jovêncio Balestieri, em Rio do Oeste, a 2ª etapa da 2ª Escola de Animação e Formação de Catequistas.

Com a presença de 97 catequistas, vindos de 25 das 31 paróquias existentes na Diocese, com a assessoria do Padre Arnaldo Allein, Coordenador Diocesano de Pastoral e Pároco da Paróquia São José Operário, da Rua XV, em Rio do Sul, neste final de semana intensificamos o nosso estudo sobre o segundo tempo do processo de Iniciação à Vida Cristã: o Catecumenato. Este consiste na Catequese propriamente dita, que não é simples doutrina a ser ensinada, pois é o encontro pessoal com Jesus Cristo, que sustenta e faz crescer a fé.

O Catecumenato é o momento da formação dos catequizandos, que proporciona interação entre fé e vida concreta, pessoal e social.

Conforme os documentos da Igreja, é preciso garantir fidelidade à doutrina dos apóstolos (Creio); centralidade da Palavra de Deus: Leitura Orante (História da Salvação); metodologia que favoreça o encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo; integração com a liturgia da Comunidade; metodologia interativa, evitando estilo escolar; iniciação à vida de oração pessoal e comunitária; estímulo ao compromisso com a justiça e o serviço à caridade; visão global da pastoral.

Pedimos ao Bom Deus que conserve nossos catequistas perseverantes na participação desta Escola, que a cada etapa é pensada com muito carinho e dedicação!

Texto e fotos: Coordenação Diocesana de Catequese