Retiro dos Candidatos, Diáconos e Esposas

Nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2024 foi realizado, no Centro Diocesano de Formação da Diocese de Rio do Sul, em Rio do Oeste, o Retiro dos Diáconos Permanentes diocesanos com suas esposas, em comunhão com os propedeutas (candidatos ao Diaconado) e suas esposas, assessorado pelo Padre Élcio Alberton, da Diocese de Caçador, tendo como centralidade a preparação espiritual para a vivência do ano do Jubileu 2025, que convida todos nós, Igreja, a sermos Peregrinos da Esperança, em sintonia com o Sínodo dos Bispos.

O retiro teve início com o acolhimento do assessor, Padre Élcio Alberton, e do orientador diocesano do Diaconato Permanente da Diocese de Rio do Sul, Padre Bertolino Tholl, pelo Diácono Valdir, Coordenador da CODIPE. Logo após, o Padre Élcio fez uma reflexão sobre a carta do Papa Francisco por ocasião da conclusão do Sínodo dos Bispos, enfatizando o pedido do Santo Padre aos Diáconos da Diocese de Rio do Sul, de sermos uma Igreja sinodal e missionária, que os Diáconos sejam servidores do Cristo, servindo principalmente na mesa da caridade.

O Retiro foi um momento de reabastecer os Diáconos, propedeutas e esposas com espiritualidade, contemplada em momentos celebrativos, com Santa Missa, oração do Terço e Adoração ao Santíssimo Sacramento; momentos de meditação com o assessor Padre Élcio sobre documentos da Igreja e da Palavra de Deus; momento de silenciosa contemplação; momento de praticar o amoroso diálogo conjugal com o dever de sentar-se; momento penitencial e confissões com Padre Élcio Alberton, Frei João Miguel Silva da Cruz, OFM, Padre Arnaldo Allein e Frei Darci Roberto Catafesta; também momentos de diálogo e comunhão entre os Diáconos, propedeutas e esposas.

Para fechar o Retiro, Diáconos, propedeutas e esposas participaram da celebração da Santa Missa, presidida pelo Padre Élcio, em honra a São Pedro e São Paulo, apóstolos que deram suas vidas a serviço do Reino de Deus.

Texto: CODIPE | Fotos: PASCOM Diocesana e CODIPE

Mais fotos no link: https://tinyurl.com/28wzh2a4