Pe. Nicolau Augusto Heinzen (19/01/1941-22/05/2024)

Padre Nicolau Augusto Heinzen nasceu no dia 19 de janeiro de 1941, na localidade de Cambará, cidade de Bom retiro. Filho de Augusto Heinzen (in memoriam, 1985) e Tereza Coelho Heinzen (in memoriam, 1997), é o primeiro de onze irmãos: Matilde, Rosa, Mônica, José, Gertrudes, Eduardo, Carmelita, Deonilda, Lucia e Ana.
Foi Batizado pelo padre Teobaldo Beigesofim, na comunidade de Cambará, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no dia 09 de fevereiro de 1941, tendo como padrinhos Nicolau Hinjan e Rosa Wiggers. Crismado no mesmo ano, em 13 de maio, na mesma comunidade de Bom Retiro, em Missa presidida pelo Bispo Dom Daniel Hostin, tendo como padrinho Guilherme Wiggers. No dia 07 de julho de 1947, na Comunidade Santa Margarida, cidade de Salete, recebeu pela primeira vez a Santíssima Eucaristia.
Contava que, na vivência familiar, a oração era diária e a Missa era dominical. Estudou da primeira à quarta série do ensino básico no Palmital, em Taió. Apesar de ter iniciado o estudo e a profissão de torneiro mecânico, aos 26 anos de idade entrou no Seminário. Disse que não se constrangia, com a idade adulta, estar entre os adolescentes. Entrou no Seminário São João Maria Vianney, na cidade de Lages, em 1967, onde concluiu os estudos fundamental e médio. Realizou dois anos de Estágio Pastoral em Morretes/PR. Estudou os dois anos de Filosofia no Seminário de Tubarão, e os quatro anos de Teologia no Instituto Teológico de Santa Catarina, cidade de Florianópolis, concluindo sua formação para o ministério sacerdotal no ano de 1979.
Foi ordenado Diácono no dia 16 de julho de 1979, na Igreja São João Batista, capela da Comunidade do Cambará, em sua cidade natal, Bom Retiro, em celebração presidida por Dom Honorato Piazera, segundo bispo da Diocese de Lages. Deste mesmo Bispo recebeu a Ordenação Sacerdotal no dia 16 de dezembro do mesmo ano, na Igreja Nossa Senhora da Salete, cidade de Salete. Escolheu como lema sacerdotal a passagem da Carta de São Paulo aos Efésios, capítulo três, versículo sete: “Do Evangelho me tornei ministro pelo dom da graça de Deus!”
“Senhor, porque me amas quero amar contigo os homens” – Celebrou sua primeira Missa no dia 23 de dezembro de 1979. Por um ano foi vigário paroquial em Bocaina do Sul. Trabalhou em Urubici, no Seminário em Lages e em Painel. Em 1991, em conversa com Dom Oneres, Bispo da Diocese de Lages, pediu para trabalhar na Diocese de Rio do Sul, sendo incardinado por Dom Tito Buss nesta Diocese no dia 07 de março de 1995. Aqui, trabalhou sete anos na Paróquia de Rio do Campo; dois anos em Presidente Getúlio; três anos na Paróquia Divino Espírito Santo, bairro Canoas, em Rio do Sul; dois anos em José Boiteux; cinco anos como reitor do Seminário Filosófico, em Brusque; três anos no Seminário de Taió; nas Paróquias de Rio da Prata, Mirim Doce e Taió, e na cidade de Agrolândia.

Na segunda-feira, 20 de maio de 2024, Padre Nicolau sofreu uma queda e, por prevenção, foi encaminhado ao hospital, onde foi constatado um infarto. Após o cateterismo realizado no Hospital Regional, nesta quarta-feira, retornou ao Hospital Bom Jesus, de Ituporanga. Padre Nicolau sofreu uma parada cardíaca e partiu para a Casa do Pai no dia 22 de maio de 2024, no Hospital Bom Jesus, em Ituporanga.

Queremos agradecer a todos que conviveram, cuidaram e contaram com o testemunho do Padre Nicolau. Sua humildade e amor ao ministério sacerdotal o fizeram feliz! Somos felizes porque conhecemos um homem que buscou incansavelmente a santidade através do ministério sacerdotal! Que Deus o acolha!
Nossa Gratidão ao Padre Rafael Rodrigo Scolaro, à Paróquia de Taió, ao ministro Wilson, às Irmãs Franciscanas de São José, ao Hospital Bom Jesus. Enfim, nossa gratidão a todos que acolheram e cuidaram do Padre Nicolau!

Nos unimos em oração, como Igreja Diocesana, a seus familiares, paroquianos e amigos!