Loading...
Estamos vivendo o Ano Jubilar. Um dos sinais visíveis deste Ano Santo é a PEREGRINAÇÃO. “O Jubileu pede-nos que nos ponhamos a caminho e superemos algumas fronteiras. Quando nos deslocamos, de fato, não mudamos apenas de lugar, mas transformamo-nos a nós próprios. Por isso, é importante preparar-se, planear o percurso e conhecer a meta. Neste sentido, a Peregrinação que caracteriza este ano inicia antes da própria viagem: o seu ponto de partida é a decisão de a fazer.” (Jubileu 2025)
SOBRE O PEREGRINAR
A palavra PEREGRINAR vem do latim per agros, isto é, “pelos campos”. O verbo peregrinar significa “andar em peregrinação”, “ir em romaria” ou ainda “andar por terras distantes (viajar)”. Uma peregrinação é uma jornada realizada por um devoto a um lugar considerado sagrado.
Mais do que uma definição etimológica, a peregrinação em si acaba tendo significados diversos de acordo com a motivação que leva uma pessoa a peregrinar.
Ao longo de dois anos de existência do Caminho do Louvor em Santa Catarina, temos percebido, até aqui, que a principal motivação dos peregrinos de percorrer essa rota é a fé em Deus e a busca da espiritualidade que o caminho proporciona em seus atrativos e em seus pontos de apoio e acolhimento.
O planejamento e a preparação física são pontos importantes para quem procura uma boa jornada durante a sua peregrinação.
Mais que uma longa caminhada, a peregrinação é uma jornada no nosso próprio interior e nos ajuda a perceber a presença de Deus em todas as coisas e lugares, como, por exemplo, na natureza que nos cerca, ou ainda, no serviço e na dedicação de quem carinhosamente nos acolhe ao longo do caminho.
A peregrinação ajuda a nos despirmos do egoísmo, das vaidades, dos títulos e cargos que nos rotulam, das máscaras e capas que nos acostumamos a vestir no dia a dia. E no caminho percebemos que somos todos irmãos, e que nossas diferenças enquanto irmãos em Cristo não são motivos de divisão, mas sim de complementariedade, e que precisamos uns dos outros em nossa jornada terrena.
Em sua mochila, o peregrino, muitas vezes, acaba por levar além do necessário, roupas a mais, acessórios e utensílios em demasia, medicamentos que talvez nem sejam precisos, e tudo isso pesa, tornando a sua jornada um grande e desgastante desafio.
O caminho, então, nos ajuda a perceber que menos é mais, e que, de forma análoga, carregamos muitas vezes na mochila da vida coisas que são desnecessárias, e que acabam se tornando fardos pesados a serem carregados, nos tirando o sono e nos deixando estafados. Busca desenfreada por dinheiro, acúmulo de bens materiais em demasia, vícios e rancores, excesso de preocupações, falta de perdão e auto perdão, são alguns exemplos de coisas que ocupam o lugar de Deus na “mochila” de nossas vidas.
E você? O que tem levado na sua mochila da vida?
SOBRE O CAMINHO DO LOUVOR
O Caminho do Louvor é uma rota de peregrinação catarinense, que interliga Ituporanga à Nova Trento, com passagem por Vidal Ramos, Imbuia, Leoberto Leal e São João Batista. Este caminho foi idealizado para ser percorrido a pé ou de bicicleta.
Atualmente, o Caminho do Louvor dispõe de 3 rotas:
Rota Lourdes: Em homenagem à Nossa Senhora de Lourdes, essa rota dispõe de 110km de extensão, com passagem pelo centro de Vidal Ramos.
Rota Paulina: Em homenagem à Santa Paulina, essa rota dispõe de 130km de extensão, com passagens pelo centro de Imbuia e Leoberto Leal.
Ramal Padre Léo: Em homenagem ao Padre Léo, Servo de Deus, esse ramal dispõe de 28km de extensão, com saída da Comunidade Bethânia e passagem pelo centro de São João Batista e Nova Trento.
O Caminho do Louvor é uma rota permanente, que pode ser percorrida a qualquer momento, de acordo com a sua disponibilidade. É, também, uma rota autoguiada, pois é sinalizada com setas orientativas de ponta a ponta.
Além de escolher qual rota percorrer, o peregrino do louvor pode iniciar a sua jornada em Ituporanga ou Nova Trento, ou ainda, percorrer o caminho de forma circular, iniciando por uma rota e voltando pela outra rota, retornando ao ponto de origem.
Antes de começar a caminhar, o peregrino deve planejar a sua jornada e preencher um cadastro digital que está disponível no site “www.caminhodolouvor.org.br”. Lá o peregrino encontra as opções de jornada, os valores cobrados e onde pernoitar a cada dia percorrido. Inclusive, após o cadastro no site, o peregrino deve reservar seu pernoite com antecedência juntos às famílias acolhedoras do caminho.
Finalmente, chegado o dia de iniciar a sua jornada, o peregrino deve retirar a sua credencial nos locais indicados no site. Esta credencial o identificará oficialmente como peregrino e, devidamente carimbada nos pontos de apoio, permitirá retirar seu certificado de conclusão.
CONVITE
O Caminho do Louvor é regido pela Associação Caminho do Louvor (ACL). A ACL é uma instituição sem fins lucrativos e é responsável pelo funcionamento legal do Caminho do Louvor, pela sua estruturação operacional, pela gestão institucional e pelo seu planejamento estratégico.
Peregrinamos por causa da fé e peregrinamos para alimentar nossa fé. Por isso, toda peregrinação conduzida pela ACL tem por objetivo nos levar a dar mais valor às coisas de Deus e a permitir que Deus volte a estar no centro de nossas vidas.
A ACL está organizando grupos guiados de peregrinação para 2025 com serviços de apoio e uma proposta de jornada alinhada ao tema do Ano Jubilar e em vista de lucrar as santas Indulgências. Seguem as datas previstas:
*MAIO | 25 de maio a 01 de junho
*JULHO | 06 a 13 de julho
*OUTUBRO | 12 a 19 de outubro
*DEZEMBRO | 7 a 14 de dezembro
Você pode solicitar mais informações através do Whatsapp (47) 99919-3796, com Talita.
Venha peregrinar conosco. Paz e Bem!
Fontes consultadas:
https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2024-05/jubileu-2025-concessao-da-indulgencia-13-05-24.html
https://dioceseriodosul.com.br/
http://caminhodolouvor.org.br
EDUARDO BITTELBRUNN
Caminho do Louvor