Loading...

Artigos

A Vocação da Família

Você sabe por que Deus te criou?

“O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, visto que o homem é criado por Deus e para Deus. Deus não cessa de atrair o homem a si e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar” (CIC 27).

“Criado à imagem de Deus, chamado a conhecer e a amar a Deus (...)” (CIC 31).

Deus nos criou porque nos ama, e nos chama a conhecê-Lo e amá-Lo também, atribuindo a cada um de nós missões nesta terra conforme o nosso chamado. A palavra VOCAÇÃO tem origem no verbo latino vocare, que significa chamar, convocar alguém, atribuindo-lhe uma missão.

Temos o costume de perguntar às crianças e jovens que profissão querem seguir – “o que você quer ser quando crescer?” – quando, na verdade, deveríamos ajudá-los a descobrir primeiramente qual sua vocação, ensinando-os a ouvir a voz de Deus e a discernir o CHAMADO que Ele tem para cada um. Digo isto porque, como sabemos, nem todas as vocações e profissões são compatíveis, o que acaba gerando uma frustração naquela pessoa e uma disfunção no meio em que vive.

O chamado a ser FAMÍLIA deve ser levado muito a sério, pois ela é a célula primeira e vital da sociedade. Na Exortação Apostólica Familiaris Consortio n°42 temos o seguinte: “Pois que o Criador de todas as coisas constituiu o matrimônio princípio e fundamento da sociedade humana, a família tornou-se a célula primeira e vital da sociedade”. A sociedade é o reflexo do comportamento e vivência das famílias.

A família tem o chamado de viver o amor mútuo e contínuo, sendo ele gratuito e generoso, vivendo o amor através do Amor. Este amor gera vidas, vidas estas que serão reflexos de seus pais. Por isso a importância dos valores e virtudes que são ensinadas pelas palavras e pelo testemunho.

O ambiente familiar é a primeira Igreja Doméstica, onde os filhos aprenderão sobre a vida em Cristo e como tê-Lo no centro desta família, sendo este, o Cristo, o alicerce e a rocha que irá sustentá-los nos momentos em que a cruz se tornar pesada ou o inimigo tentar atacar.

Homens e mulheres que são chamados à vocação familiar devem ouvir atentamente este chamado. Já no Batismo fomos chamados à santidade de forma individual, e como família somos chamados à santidade de forma conjunta, sendo nossa missão ajudar a Cristo na salvação das almas, tanto da nossa como daqueles que nos foram confiados por Deus.

Segundo o Papa São João Paulo II, partindo do amor e em permanente referência a ele, temos quatro deveres gerais da família. São eles:

 

*A formação de uma comunidade de pessoas;

*O serviço à vida;

*A participação no desenvolvimento da sociedade;

*E a participação na vida e na missão da Igreja.

 

Ser família é algo muitíssimo sério: onde os casais não vivem mais como se fossem solteiros; onde os filhos respeitam seus pais; onde cada um se doa diariamente sem esperar algo em troca; onde o marido provê e protege, e a mulher educa e cuida afetuosamente aqueles à sua volta; onde se ensina os valores cristãos e as virtudes em busca de uma vida santa; onde o amor é uma decisão. Na família todos caminham juntos rumo ao céu, enfrentando as batalhas e as crises, sempre de mãos dadas com a Sagrada Família de Nazaré.

Que a minha família e a sua possam, um dia, com a graça de Deus, estar juntas contemplando a face de Deus no céu e vivendo a vida em plenitude na companhia de Jesus, Maria e José.

Sagrada Família de Nazaré, a nossa família Vossa é!

Deus os abençoe!

 

DIÁCONO LEONARDO E PRISCILA KLETTENBERG

Paróquia Cristo Rei – Taió/SC

Galeria

Imagens relacionadas