Loading...

Artigos

Conselho Nacional de Leigos e Leigas - CNLB

O CNLB nasceu como Conselho Nacional de Leigos, fruto do desejo dos cristãos leigos e leigas e das orientações do Concílio Vaticano II, que reconheceu a importância da atuação dos leigos e leigas na missão evangelizadora da Igreja. Desde então, o organismo tem se firmado como um espaço de comunhão, articulação e formação, presente hoje em 19 regionais da CNBB, com conselhos diocesanos, pastorais, movimentos e organizações filiadas. Ao longo de sua história, o CNLB tem se empenhado na formação de lideranças, na defesa dos direitos humanos, na construção de uma Igreja sinodal e na promoção da justiça social, da democracia e do bem comum.     

O Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) realizou, entre os dias 19 e 22 de junho, no Santuário Nacional de Aparecida (SP), o seu 8º Encontro Nacional e a sua 43ª Assembleia Geral Ordinária, com a eleição de uma nova presidência. A ocasião marcou o Jubileu de 50 anos do organismo, fundado em 1975, que articula e representa os cristãos leigos e leigas em todo o país.     

O evento aconteceu durante o feriado de Corpus Christi e reuniu participantes de todos os regionais e entidades filiadas para celebrar, refletir e renovar o compromisso com a missão e vocação leiga na Igreja e na sociedade. O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, cardeal Jaime Spengler, celebrou a missa na Romaria, no domingo, 22, às 12h, no Santuário Nacional de Aparecida.       

Com o lema “Cristãos leigos e leigas, peregrinos da esperança, agindo na história a serviço do Reino”, o encontro contou com atividades formativas, momentos celebrativos, partilhas regionais, rodas de conversa e apresentações culturais. A presidente do CNLB, Sônia Gomes, destacou a importância do momento para a história da Igreja no Brasil e para o fortalecimento da presença do laicato na vida eclesial e social. “Estar na Casa da Mãe é muito simbólico”, afirma Sônia, “Maria nos acolhe e é, para nós, um exemplo de mulher leiga, de missão, de profecia e testemunho de fé. Celebrar este jubileu junto dela é muito especial.”

Em meio a tantos desafios para a fé cristã e para a sociedade brasileira, o Jubileu de 50 anos do CNLB representa não apenas uma celebração do passado, mas também uma convocação para o futuro: fortalecer a presença dos leigos e leigas nos diversos espaços da Igreja e do mundo, como sujeitos ativos da evangelização e da transformação social.

Estiveram presentes mais de 400 lideranças. Vários Bispos, Sacerdotes, Religiosas, Religiosos, Teólogos, leigos e leigas. Nossa Diocese se fez presente com Raimundo Fiamoncini e Dolores Henn Fontanive. Momento de muita graça, gratidão, aprendizado e partilhas. Precisamos dar continuidade à Formação do nosso Conselho de Leigos Diocesano. Está aí um convite: estás disposto(a) a caminhar conosco? Aguardamos!

 

DOLORES HENN FONTANIVE

Coordenadora da Comissão Diocesana de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso

Galeria

Imagens relacionadas