Loading...
Ser Missionário do Dízimo é ajudar o outro a ter uma experiência com Deus, e assim incentivá-lo a participar ativamente da vida paroquial.
Todo cristão batizado é um missionário da Palavra de Deus, é um agente que leva a Boa Nova ao próximo, seja em casa, no trabalho, na paróquia, na pastoral, enfim, em todo lugar e em toda a situação. Sabendo disso, vemos que desde sempre fomos chamados a ser Sal da Terra, como nos disse Jesus no evangelho de Mateus 5,13: “Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens”. Devemos sempre ter em nós este chamado missionário que ama Jesus e dissemina o Reino de Deus diariamente em suas atitudes e palavras, para ajudar a vida a ter um bom sabor!
Cada pessoa tem um chamado específico que Deus o faz. Chamamos isso de Vocação. Você pode ser um sacerdote, uma freira, um casal vocacionado ao matrimônio, ou ainda, ser um leigo consagrado a uma comunidade de vida, por exemplo. Mas independente desse chamado específico, Deus nos chama à santidade e à missionariedade.
Podemos ver que a missão principal do agente da Pastoral do Dízimo é proporcionar aos outros, de fato, uma experiência com Deus, e que esta seja inesquecível. E, a partir disso, as pessoas terão mais vontade de servir, vontade de participar de pastorais e movimentos, seja do Dízimo, da música, da catequese, da família, enfim, de todas as existentes na paróquia.
Desta forma, todas as ações planejadas e executadas dentro da Pastoral do Dízimo deveriam ter essa preocupação: isso que estamos fazendo, ajudará a proporcionar uma experiência do paroquiano com Deus?
Se o conjunto de atividades ajudar nesse encontro, seja através de formações, encenações, mensagens, acolhida, testemunho e tantos outros, as pessoas começarão a ter sede também de contribuir efetivamente para a manutenção das atividades paroquiais por meio da devolução do Dízimo.
Existem dois tipos de missão que podem ser realizadas: a missão local, na sua própria comunidade, e a missão em outras paróquias e dioceses.
Na missão local, que acontece na sua própria paróquia, com os coordenadores e participantes da Pastoral do Dízimo, TODOS os participantes são missionários, pois se relacionam ativamente com outras pessoas e outras pastorais, desenvolvendo seu crescimento pessoal e pastoral durante a vida na paróquia.
A Pastoral do Dízimo trabalha em parceria com todas as outras pastorais e movimentos, pois ela ajuda na evangelização sobre o Dízimo e na providência de recursos para o andamento da missão.
Em outras paróquias e dioceses, acontece quando há um convite. É aquela onde o agente ou grupo de agentes saem da sua comunidade e visitam outras paróquias, dentro ou fora de sua cidade, para realizar palestras, treinamentos e momentos de espiritualidade com o objetivo de formar e animar outros leigos. Dessa forma, é fomentada a evangelização em mais territórios, levando experiências para outras pessoas e fortalecendo a unidade de nossa Igreja.
O Dízimo é uma das práticas que nos torna mais humanos, é um exercício de amor, é a prática do amor de Deus no meio do povo, sobretudo os menos favorecidos, incentivando a participação comunitária nos eventos, e principalmente, nas Missas e na partilha do Dízimo.
Você, que já é um agente do Dízimo, incentive seus amigos e parceiros de pastoral a conhecerem cada vez mais o quão bonito e profundo é o trabalho missionário do Dízimo na paróquia. O quanto é importante a participação de toda a comunidade com o Dízimo e qual a diferença que essa participação trará para toda a comunidade.
Fonte: https://www.servofiel.com.br/blog/qual-e-a-missao-do-agente-da-pastoral-do-dizimo
ROSANGELA NONEMACHER
Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas