Loading...
Neste ANO MISSIONÁRIO, a visitação às famílias e às diversas Pastorais Sociais é momento propício para as coordenações diocesanas intensificarem sua presença junto aos grupos paroquiais. Nesse intuito, a exemplo de Jesus, que visitou a sogra de Pedro e tocou em sua mão devolvendo-lhe a saúde (Mt 8,14-15), nossa equipe, Irmã Carmela Panini (Articuladora Diocesana das Pastorais Sociais) e Helena M. Bertoldi (Coordenadora Diocesana da Pastoral da Saúde), iniciou, no dia 8 de maio de 2025, as visitas aos grupos paroquiais das Pastorais. A reunião parte da reflexão sobre a Oração do Agente da Pastoral da Saúde.
Em Witmarsum, contou-se com a importante participação do pároco, Pe. Leandro Edmar Nandi, que é também o padre referencial da Pastoral Diocesana da Saúde, e do secretário municipal da saúde. Feita a reflexão sobre a missão espiritual e social dessa Pastoral, se consideraram os principais problemas que afetam as famílias mais vulneráveis da Paróquia. Observou-se que há, no município, um considerável aumento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Outra realidade preocupante é o significativo aumento de pessoas idosas, seja devido à maior longevidade da população ou porque pessoas, que há alguns anos haviam se transferido para cidades maiores, estão retornando à sua cidade de origem.
Essas realidades requerem cuidados especiais. A decisão, tanto da Paróquia quanto da Prefeitura Municipal, é de fazer uma parceria, a fim de, juntas, darem atenção especial a essas duas situações. O grupo discutiu também a proposta de práticas integrativas da saúde a serem assumidas, em parceria, em benefício da população municipal. Ao final, o grupo visitou a obra, em construção, da “Sala da Saúde”, a qual se encontra na fase de cobertura e será, em breve, um centro de referência da Pastoral da Saúde.
A Coordenação Diocesana seguiu em visita à Pastoral de Saúde de Salete, cujo encontro aconteceu na casa da senhora Dilma Schlickmann. A equipe foi calorosamente acolhida com um saboroso almoço! A reunião contou com a presença de 10 pessoas da Pastoral e do pároco, Pe. Dionísio Sebold. A reflexão girou em torno das principais necessidades de práticas saudáveis, tanto na alimentação quanto na espiritualidade do povo. Discutiu também sobre o aumento significativo de pessoas com idade mais avançada e a urgente necessidade da presença e atuação da Pastoral da Pessoa Idosa. O grupo dispõe de uma sala com muitos fitoterápicos colocados a serviço da comunidade paroquial. Também é de máxima importância a permanente orientação sobre hábitos saudáveis de vida, que esse grupo oferece ao povo em geral.
O terceiro grupo visitado foi o de Taió, que contou com a Coordenação da Pastoral da Saúde e do apoio e incentivo de Irmã Marlene Mazzini (Coordenadora da Pastoral Social Paroquial). A reunião iniciou com a “Oração do Agente da Pastoral da Saúde”, seguida de uma reflexão sobre “Medicina do estilo de vida”. Na partilha sobre as diversas atividades, os(as) agentes manifestaram a necessidade de dispor de sala apropriada para a atuação da Pastoral. Ao final, o pároco, Pe. Sander Rudnick, visitou o grupo e se inteirou da necessidade de um espaço físico para essa Pastoral. Os(as) agentes, com o apoio do pároco, ficaram de manter-se em busca de uma sala adequada para o trabalho.
Por fim, a equipe diocesana visitou a Pastoral da Saúde de Pouso Redondo. Houve uma conversa informal sobre as diversas atividades do grupo, bem como uma reflexão a partir do artigo do Jornal da Diocese sobre “Medicina do estilo de vida”. A Pastoral da Saúde de Pouso Redondo dispõe de sala própria e exerce importante missão junto ao povo mais necessitado de esclarecimento, bem como de orientação e diversos fitoterápicos para o povo em geral.
Os quatro grupos visitados foram especialmente convidados a participar dos encontros da respectiva Região Pastoral, bem como da Capacitação dos Coordenadores Paroquiais da Pastoral da Saúde, que acontecerá no dia 18 de agosto, das 8h às 17h, no auditório da Catedral São João Batista, em Rio do Sul.
Finalizou-se o dia com oração de ação de graças pela importante missão dessa Pastoral na Diocese, pelo significativo apoio do Bispo, Dom Adalberto, dos párocos e das lideranças atuantes em cada Paróquia. Foi também o dia da eleição do novo Papa, que escolheu o nome de Leão XIV, no intuito de dar prosseguimento à missão do Papa Leão XIII, que dedicou seu pontificado à defesa do operariado, sobretudo com a famosa encíclica Rerum Novarum (1891), a qual abordou a questão operária, os direitos dos trabalhadores e a justiça social. Este documento é considerado o marco inicial da Doutrina Social da Igreja, importante inspiração para as Pastorais Sociais, especialmente no cuidado do povo mais vulnerável social e espiritualmente.
Se você sentir o chamado do Bom Pastor para participar da missão de alguma Pastoral Social, entre em contato conosco! Que o Bom Deus abençoe sua disposição!
IRMÃ CARMELA PANINI
Articuladora Diocesana das Pastorais Sociais