Loading...

Artigos

Encontro das Coordenações da Pastoral da Pessoa Idosa

No mês de maio de 2025 aconteceram as capacitações dos agentes da Pastoral da Pessoa Idosa nas paróquias e também o Encontro das Coordenadoras Paroquiais da Pastoral da Pessoa Idosa.

A articuladora diocesana das Pastorais Sociais, Irmã Carmela Panini, trouxe para a reflexão a mensagem de Dom Adalberto Donadelli Júnior sobre Maria, a serva do Senhor. Após a leitura reflexiva, cada participante destacou o que mais lhe chamou a atenção do texto.

 

a) Maria é verdadeiro templo: O Espírito de Deus está em Maria para fazê-la Mãe, lugar de entrada do Salvador na história. Nós também, pelo Batismo, recebemos o Espírito Santo, nos tornamos templo, lugar sagrado. Que estejamos sempre abertos às inspirações do Espírito Santo para levar esperança e conforto aos nossos idosos.

 b) Maria está ao pé da Cruz:  Maria não foge.  Não foge da dor. Ela nos ensina a acolher nossos sofrimentos e também os dos idosos que acompanhamos.

c)  Uma das virtudes mais proeminentes de Maria é sua fé: Quando o Anjo anunciou que ela seria a Mãe do Salvador, disse: “Faça-se em mim sua vontade!” Nós também, ao sermos convidadas para a missão de agentes da PPI, damos o nosso Sim. Que Maria nos ajude a sermos sempre fiéis a esta missão que a Igreja nos confia.

d) A Mãe intercedeu, Jesus fez o milagre: Nas Bodas de Caná, Maria viu as necessidades da família e pediu a Jesus que interviesse. Que, a exemplo de Maria, olhemos com carinho a realidade de cada família que visitamos!

e) Maria guardava todas as coisas no coração: Nas nossas visitas, aprendamos de Maria a escutar com o coração aberto e respeitoso cada pessoa idosa; que guardemos no coração seus desabafos, seus receios e anseios.

f) A obediência de Maria à vontade divina é notável: Ela aceitou o plano de Deus para sua vida, mesmo não compreendendo. Ela nos aponta sempre o caminho de Jesus.

g) Maria se põe a caminho: Toda sua vida se torna caminhada no seguimento do Filho, Jesus. Ela pode nos ensinar o caminho, porque ela o fez!

 

Feita a partilha, ressaltou-se algumas caminhadas importantes de Maria: A visita à sua prima Isabel; o caminho para o recenciamento; a fuga para o Egito; a procura de Jesus no templo; as muitas caminhadas nas pregações de Jesus... Que Ela nos ajude a valorizar nossas caminhadas, nossas visitas às pessoas idosas, a alegrar-nos com suas alegrias, a solidarizar-nos com suas dificuldades.

A coordenadora diocesana da PPI, Anísia J. Petri, disponibilizou tempo para que cada participante apresentasse a si mesma e sua missão. A seguir, o grupo acolheu calorosamente a Dom Adalberto. Ele, portador de muita alegria, assim se expressou: 

“Parabéns e gratidão por estarem aqui e pelo carinho que vocês têm pelos idosos. O Papa Francisco amava os idosos. A escritura nos diz que Isabel era idosa. Maria saiu às pressas da Galileia para a Judeia em visita à sua prima, um caminho de 180km. Enfrentou dificuldades, mas foi com alegria e cheia do Espírito Santo. Ela pode ser chamada padroeira da Pastoral da Pessoa Idosa. Isabel percebe que Maria está cheia do Espírito Santo. Alegre, exclama: ‘Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem a honra que a Mãe do meu Senhor venha me visitar?’

O agente da PPI é chamado a visitar os idosos, com o espírito de Maria, portadora de Jesus!  Nas visitas, vamos encontrar pessoas de diferentes ânimos: idoso triste, desanimado, maltratado, abandonado, mas também idoso alegre, cheio de fé, confiante. É preciso transmitir sempre alegria, esperança e fé.

Qual é a missão desta pastoral?  É a missão de Maria em visita à prima Isabel, que levou Deus, o pai amoroso e compassivo; que se fez presente e atuante nas necessidades da prima idosa.  A visita aos idosos é uma forte missão dentro da Igreja, até porque vivemos numa sociedade do descartável e de abandono das pessoas idosas, frágeis e indefesas.”

Nosso Bispo considera esta Pastoral uma grande bênção! Deseja que ela esteja presente e atuante em toda a Diocese. Lembrou que o Papa Francisco instituiu o IV Domingo de julho como o “Dia dos Avós e Idosos” e deseja que esta data seja celebrada em toda a Diocese. Concluiu a visita com sua bênção de pastor. 

A coordenadora, Anísia, agradeceu a presença e o apoio de Dom Adalberto. Continuou a reunião e incentivou todo o grupo a organizar de forma criativa o Dia dos Avôs, Avós e Idosos de sua comunidade. Encaminhou o agendamento das capacitações dos novos líderes, bem como uma capacitação atualizada para os líderes mais antigos. Articulou a preparação da Assembleia da PPI que, neste ano, será dia 17/10/2025, no auditório da Catedral, em Rio do Sul. Orientou sobre o cadastro das pessoas idosas e dos novos líderes no sistema. Osvaldo Rosa se disponibilizou para orientar as líderes na execução desse processo.

O Encontro foi encerrado com a oração do ENVIO, pedindo a Maria que nos ensine a sermos fiéis no nosso SIM, com nossa presença junto às pessoas idosas!

 

IR. GESSY DOFF SOTTA

Secretária da PPI Diocesana

Galeria

Imagens relacionadas