Loading...
Por que esta mulher andava sempre com a mãe de Jesus, até mesmo na cruz? Porque ela foi a primeira missionária do Ressuscitado? Por que ela já era venerada pela antiga Igreja Grega? Não conhecemos nós, algumas igrejas com esta missionária como padroeira? Ultimamente, o Papa Francisco não elogiou a sua atualidade missionária?
É compreensível, então, que esta mulher tenha uma grande comunhão com aquele grupinho de Nazaré. Quem não duvida que elas poderiam ser madrinhas ou comadres entre si?
O primeiro motivo é a grande comunhão daquele grupo, muito bem notada na praça, que era conhecida e acompanhada por dar apoio aos sucessos do Homem de Nazaré. Ele chamava a atenção por seu jeito de "falar com autoridade". Pois ele, em primeiro lugar, sabia que o Pai O afastou do céu distante e altíssimo, cheio de heranças e atributos celestiais, para esquecer tudo lá em cima e acolher um destino estranho, cheio de mundos diferentes. Alguns, até, se pareciam com sepulturas vazias, esperando filas na porta de todo cemitério.
É por isso que Ele, de preferência, se colocava exatamente ali: "Eu quero somente uma coisa: saúde para o doente, como a vida para o pecador." "Não penso como eles, em mudar tudo à custa de pedradas e sepulturas." "Penso que, com acolhidas amigas, com amizade de respeito, comunidades cheias de cuidado e caminhando para somente admirar a Criação, é também possível ver um homem novo, um mundo melhor e uma natureza integrada."
Uma Só Coisa Eu Quero: Ficar Comigo e Vender Minhas Diferenças
Sabemos que as palavras pessoa, persona, personalidade e personificação são de origem latina; ela é composta de um prefixo per e de um verbo soar, ou seja, soar através de. Sua história, porém, é grega. Seu verbo correspondente é ressoar ou mascarar, e o substantivo é máscara, que os artistas usavam para representar os personagens nos teatros, assim como nós hoje usamos maquiagem e microfones.
Até mesmo a nossa explicação catequética da Santíssima Trindade vem nos ajudar um pouco. Deus tem uma única natureza e três Pessoas. Uma única natureza que nunca ninguém vai mudar, todavia, três Pessoas distintas: o Pai que cria, o Filho que é irmão e o Espírito Santo que habita em nós. Isso porque Jesus preferia analisar as relações entre as pessoas e as coisas a mudar a natureza delas.
Ele Usa a Metodologia da Acolhida
O homem de autoridade estava no meio da sala, jantando também com autoridades. Ele, porém, foi autorizado por Si mesmo, enquanto eles, autorizados por outros. Tinha sido convidado e era o dono do jantar, provavelmente uma armadilha. Entrou na sala uma mulher, uma daquelas bem conhecidas. Os olhares começaram a se cruzar, uns cochichos nos ouvidos: "Meu Deus, agora? Era o que faltava! O que ela veio fazer aqui?"
A mulher ajoelhou-se e, chorando, começou a lavar os pés do Mestre e, se não bastasse, enxugava-os com os cabelos, derramando neles óleo e perfumes. E, durante todo o tempo, o Mestre somente lia os pensamentos. "Que azar o nosso, onde vai ficar nossa reputação? Amanhã, vai sair tudo na Globo. Se Ele, pelo menos, soubesse de que classe ela é! Que escândalo!"
Todavia, ninguém como o Mestre está acompanhando as mudanças das relações dentro da sala. Quem mais do que Ele para aplicar aquela frase: "Diga-me com quem andas que eu te direi quem és" e "Se teu olho está limpo, tudo ficará claro"?
Tanto eles quanto a mulher estão relacionados ao pecado. Ambas as partes precisam libertar-se dos cisco dos olhos e das sepulturas da morte. Eles, da busca exagerada de seus próprios interesses que chegam a prejudicar o Mestre e a mulher, porque ela estava muito apegada ao brilho desta vida. Eis o pecado das duas partes, de cada um deles e, por que não, de cada um de nós hoje também? Uma hora eu, outra hora tu. Pois tanto o amor quanto o pecado podem ter um tamanho igual, tanto o diabólico quanto o divinizado. Uma vendida para o brilho e outra hora a turma dos mestres autorizados, mascarados por interesses múltiplos.
Jesus, então, lança a sentença: "Mulher, muito obrigado, porque você, com esta dedicação toda, está profetizando aqui, o desfecho final da vontade de meu Pai. Ele não quer para o seu povo somente doutores preparados, aprovados, credenciados e autorizados por homens comprometidos pelo seu judiciário. Ele quer para o seu povo doutores liberados por todo o dinheiro do mundo, como Santa Maria Madalena, que conquistou a si mesma por inteira para ser aquela discípula ofertada junto ao Mestre, como aquele vaso de óleo perfumoso e divino."
O Perfume de Madalena
Nossa diocese, que tem sua sede em Rio do Sul, está cheia de batizados paroquianos enviados. O papa disse também que todo batizado já é um enviado. Então, significa que ela está cheia daquele perfume esparramado por Maria sobre os pés do Mestre.
Jesus não usou aquele óleo e perfume à toa. A caminhada para o Calvário, na conquista de todas as diferenças da Criação, carregou um pesado lote de perfumes do divino Mestre para cada uma das paróquias diocesanas. Onde pode estar ele? Já faz 135 anos que centenas de missionários passaram aqui, deixando a profecia de Madalena.
Por que a Picada de Rodeio é ainda a mesma que era dos doutores da sala? O perfume alterado pelo medo e mascarado na sala dos interesses maiores. Que bonito é o olho de fio de espada do nosso Mestre! Quantos fãs de Maria Madalena você vai agora trazer para a sala dos doutores? Para a sala do escândalo de Madalena? Qual será agora a sua decisão?
FREI ÁLIDO ROSA, OFM
Paróquia São Francisco de Assis, Rodeio