Loading...
A Ressurreição de Jesus não é apenas uma notícia maravilhosa, mas algo que muda a nossa vida completamente e para sempre. É a vitória da vida sobre a morte, da esperança sobre a desesperança. Jesus rompeu a escuridão, o sofrimento, a tristeza e o luto da morte, e vive para sempre. A Sua presença pode iluminar qualquer coisa. Com Jesus, a vida se torna mais leve, iluminada e plena de alegria.
A alegria da Ressurreição não é algo distante, mas está muito próxima de nós, porque nos foi dada no dia do nosso Batismo pela ação e graça do Espírito Santo. As mulheres do evangelho, ainda de madrugada, vão ao túmulo de Jesus levar perfumes para ungir o Seu corpo, mas não O encontram, pois Ele tinha ressuscitado. Como elas, nós também podemos encontrar-nos com o Ressuscitado, e Ele, como a elas, nos diz: “Não tenhais medo!”
A Páscoa é uma fonte de alegria que nunca se esgota. Portanto, apressemo-nos a buscá-la na Eucaristia, no perdão, na oração, na paz, na missão e na caridade vivida. A alegria, quando vivida e compartilhada, aumenta, se expande, cresce e se torna contagiante. Compartilhemos a alegria do Ressuscitado:
1. A alegria da paz. Jesus repete várias vezes no evangelho: “A paz esteja convosco”. A paz de Jesus tira todos os nossos medos, nos desbloqueia, nos encoraja na missão e transforma realidades de morte em vida, derrotando a violência e a guerra. Ela nos desarma e nos faz pessoas mais pacíficas. Quem está em Jesus promove a paz.
2. A alegria do Espírito Santo nos faz seres humanos novos. O Espírito Santo vem na Páscoa para continuar a obra de Jesus. Ele distribui dons e carismas, renova os corações e recria todas as coisas. Onde está o Espírito Santo, não pode haver tristeza nem desânimo.
3. A alegria da missão nos faz continuadores da obra de Jesus. “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho”. Com a ressurreição de Jesus, fomos enviados em missão. Somos uma Igreja cuja identidade é a missão: anunciar a alegria do Evangelho de que Jesus está vivo no meio de nós. Este é o anúncio mais importante da nossa fé. Ele está vivo!
4. A alegria do perdão nos reconcilia com Deus e com o irmão, gerando um amor gratuito. A comunidade que vive a experiência pascal é a comunidade reconciliada, pois onde existe perdão, existe festa e celebração da vida. Jesus também é consciente de que, apesar de tudo, os Seus amigos continuam sendo homens limitados e frágeis, e lhes deixa o maravilhoso dom do perdão, capaz de reconstruí-los e de reforçar os vínculos comunitários.
5. A alegria da fé como adesão a Jesus Ressuscitado. “Se Cristo não ressuscitou, então a nossa pregação é vã, e também é vã a vossa fé.” (1Cor 15,14) Professar a fé na ressurreição de Jesus é aceitar o Seu amor e o caminho de salvação, ter diante dos olhos a Sua promessa de vida eterna e promover a paz. Assim, no Ressuscitado, pode-se saborear as maravilhas do mundo vindouro, que já está presente misteriosamente na Igreja. Viver a fé pascal é assumir a esperança de que “o que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram e o coração do homem não percebeu, isso Deus preparou para aqueles que O amam” (1Cor 2,9).
6. A alegria na comunidade como lugar visível da presença do Ressuscitado. A experiência do Ressuscitado acontece sempre na comunidade. Jesus ressuscitado sempre aparece quando a comunidade está reunida. Não existe cristianismo sem Igreja, sem comunidade. Precisamos da comunidade para crescermos na fé, pois a vida em comunidade nos proporciona um encontro com o Senhor vivo. A Eucaristia é a certeza de que podemos encontrá-Lo; este encontro é uma fonte de comunhão e amor gratuito.
DOM ADALBERTO DONADELLI JÚNIOR
Bispo Diocesano