Loading...
A Igreja no Brasil, no início do ano de 2024, recebeu da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos a aprovação do Ritual de Instituição de Catequistas. Esse assunto foi tratado, primeiramente, na 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, posteriormente no encontro dos Coordenadores Diocesanos de Pastoral e Bispos, realizado em Joaçaba/SC, sendo aprovado pelos mesmos, bem como pela presidência do Regional Sul 4.
No dia 23 de agosto de 2024, durante a 56ª Assembleia Regional de Pastoral, em Rio do Oeste/SC, o Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou a instituição de nove catequistas de diferentes Dioceses de Santa Catarina como Ministros da Catequese. A cerimônia ocorreu na Paróquia Nossa Senhora da Consolata, em Rio do Oeste/SC.
Diante disso, no dia 29 de dezembro de 2024, na Catedral São João Batista, em Rio do Sul, durante a Santa Missa de Abertura do Ano Missionário Diocesano e do Ano Jubilar, Dom Adalberto Donadelli Júnior, Bispo Diocesano, realizou a instituição de 6 Ministras da Catequese, sendo 1 (um) representante de cada Região Pastoral de nossa Diocese. Os critérios para a escolha foram aqueles indicados pelo Documento 112 da CNBB, levando em consideração a prática do Papa Francisco em instituir homens ou mulheres com uma boa caminhada, manifestando, assim, a coerência e o valor vocacional que o ministério exige. Nos meses de março e abril você poderá acompanhar os testemunhos das catequistas que receberam o Ministério.
“Agradeço a Deus e à minha Diocese por ser escolhida para assumir o Ministério de Catequista. Compromisso este de ser fiel, continuar desempenhando essa missão em nossa Igreja, sendo anunciadores do Reino de Deus. Quero destacar: ter familiaridade com Cristo, cultivar a presença de Deus, confiar que Ele sempre olha por nós. Ir ao encontro do outro para levar o dom da Fé. E atender a todos os mais necessitados pelo dom recebido. Sinto-me feliz em dar continuidade a esta missão com a força da oração, na participação, na missão que nos foi confiada. E ser fiel: Eis-me aqui, Senhor!” (Armelinda Girardi Heinzen | Paróquia Imaculada Conceição – Salete | Região Pastoral de Taió)
“Fico emocionada em relembrar o momento em que fui instituída como Ministra da Catequese pelo nosso Bispo, Dom Adalberto. Ninguém consegue chegar a lugar nenhum sem apoio, e o compromisso que assumi só foi possível com o suporte e o incentivo da minha Comunidade, das demais catequistas e da minha família. Sei que ter a honra de carregar uma responsabilidade como essa vai exigir muito de mim e dos que me rodeiam, mas também me sinto preparada por todos os anos de estudo e dedicação para a causa. O ministério de Cristo ainda é pouco conhecido para muitas pessoas. Minha caminhada para um conhecimento mais amplo e verdadeiro desse ministério me modificou profundamente como parte da Igreja. Hoje me sinto cada vez mais envolvida na fé e na luz dos ensinamentos de Cristo, na forma como Ele viveu e nos transmitiu Sua mensagem de fé, de entrega e de amor ao próximo. Meu coração se enche de alegria em poder servir, e espero poder contagiar a todos com meu entusiasmo e que possamos todos juntos espalhar o amor de Cristo em nossas famílias, nossas Comunidades e pelo mundo afora.” (Elza da Silva Rizzieri | Paróquia Cristo Rei – Dona Emma | Região Pastoral de Presidente Getúlio)
“Receber o Ministério de Catequista é uma experiência verdadeiramente gratificante e cheia de alegria. É uma oportunidade de compartilhar a fé, guiar outras pessoas em sua jornada espiritual e contribuir para o crescimento da Comunidade. O catequista não recebe este Ministério para si mesmo, mas para o serviço da Comunidade, ajudando Jesus a construir o Reino de Deus. A emoção tomou conta quando das mãos do Bispo recebemos a cruz e a Bíblia, um momento significativo que simboliza essa missão. Que a cada dia o Senhor nos ajude a conhecer mais a Sua Palavra, nos ajude a compreender e acolher as famílias com amor e respeito. Que essa jornada na Catequese seja sempre guiada pelo objetivo de aproximar todos de Deus, fortalecendo os laços entre catequizandos, famílias e a Comunidade. Que cada um possa ser um verdadeiro instrumento de amor e fé!” (Irma Bennert Allein | Paróquia Santo Antônio – Imbuia | Região Pastoral de Ituporanga)
SILVANA LAUREANO DA SILVA DE SOUZA
Coordenadora Diocesana de Catequese