Loading...

Artigos

SALMO 122 (121) | Saudação a Jerusalém

1Cântico das subidas. De Davi.

Alegrei-me quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”

2Nossos passos já se detêm junto aos teus umbrais, Jerusalém!

3Jerusalém é fundada como cidade bem compacta.

4Para ela sobem as tribos, as tribos do Senhor,

segundo o costume de Israel, para celebrar o nome do Senhor.

5Aí estão os tribunais da justiça, no palácio de Davi.

6Desejem a paz para Jerusalém: “Vivam seguros os que amam você,

7haja paz dentro de seus muros e segurança em seus palácios!”

8Por meus irmãos e meus amigos, eu digo: “A paz esteja com você!”

9Pela casa do Senhor nosso Deus, desejo todo o bem a você.

 

TIPO DE SALMO

O Salmo 122 é um cântico de Sião (= Jerusalém), ou seja, este salmo celebra a cidade de Jerusalém, centro de romarias e sede do poder judiciário.

 

COMO ESTÁ ORGANIZADO E COMENTÁRIO

Como os anteriores cânticos das subidas, também este Salmo não tem introdução nem conclusão. O corpo, porém, está muito bem organizado, dividindo-se em três momentos: vv. 1b-2; 3-5; 6-9. 0 nome da cidade aparece em cada um desses momentos (v. 2b.8a.6a). O nome “Jerusalém” é composto de duas palavras, e significa “cidade da paz”. O tema “cidade” é bastante forte no segundo momento (v. 3-5), ao passo que o tema “paz” aparece sobretudo no terceiro (v. 6-9). De fato, aí a palavra “paz” é repetida três vezes (v. 6a.7a.8a). Além disso, a expressão “casa do Senhor” (isto é, o Templo) encontra-se no começo (v. 1b) e no fim do salmo (v. 8a).

O primeiro momento (v. 1b-2) é marcado pelo início da romaria (v. 1b) e pela chegada dos romeiros à cidade de Jerusalém (v. 2). Nada se fala da viagem. O clima é de alegria. A pessoa que criou este salmo foi convidada a fazer uma romaria a Jerusalém: “Vamos à casa do Senhor” (v. 1b). Chegando à cidade, os romeiros param às portas (v. 2).

No segundo momento (v. 3-5) desenvolve-se o tema “cidade”, primeira palavra que compõe o nome de Jerusalém. Destacam-se três aspectos. O primeiro refere-se à arquitetura: observa-se como as construções têm alicerces firmes e como são compactas - construções em bloco, formando quarteirões (v. 3). Provavelmente, a pessoa que criou este salmo nunca tinha visto uma cidade grande, com muralhas, palácios etc... O segundo aspecto é religioso: a cidade se transformou em centro de convergência de peregrinos de todas as tribos. Constata com os próprios olhos que a cidade é uma espécie de casa para todas as tribos do Senhor (v. 4). É a mãe que acolhe todos os filhos de Israel para celebrar o nome do Senhor. O terceiro aspecto refere-se ao poder judiciário: a cidade abriga os tribunais da justiça no palácio de Davi (v. 5).

O terceiro momento (v. 6-9) desenvolve o tema “paz”, segunda palavra que compõe o nome de Jerusalém. É um grande desejo de paz para a cidade, desenvolvido em dois aspectos: segurança para os que amam a cidade (v. 6), e paz e segurança para seus habitantes (v. 7). O salmista se recorda de seus irmãos e amigos (talvez representantes de todo o povo) e da casa do Senhor, e por isso deseja à cidade toda a paz e todo o bem (v. 8-9).

 

REZAR O SALMO 122 HOJE

É um salmo da cidade, e isso nos estimula a rezá-lo à luz dos graves desafios da pastoral urbana. Nossas cidades são pontos de encontro de todas as pessoas ou são lugares de medo e de violência? Há paz e segurança em nossas cidades? O que provoca a migração para as grandes cidades? O que as pessoas encontram nelas? Como funciona a justiça em nossas metrópoles ou capitais?

Outros salmos que são cânticos de Sião: 46; 48; 76; 84; 87 e (132).

 

PE. OSMAR DEBATIN

Doutor em Bíblia e Pároco da Paróquia Santo Ambrósio

Galeria

Imagens relacionadas