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1Cântico para as subidas.
Ergo os olhos para os montes:
de onde virá o meu socorro?
2O meu socorro vem do Senhor,
que fez o céu e a terra.
3Ele não deixará que o seu pé tropece,
o seu guarda jamais dormirá!
4Sim, não dorme nem cochila
o guarda de Israel.
5O Senhor guarda você sob a sua sombra,
ele está à sua direita.
6De dia o sol não ferirá você,
nem a lua de noite.
7O Senhor guarda você de todo o mal,
ele guarda a sua vida.
8O Senhor guarda suas entradas e saídas,
desde agora e para sempre.
TIPO DE SALMO
Este Salmo é uma oração de confiança individual. Uma pessoa expressa sua profunda e inabalável confiança no Senhor, em todos os momentos e situações de sua vida.
COMO ESTÁ ORGANIZADO E COMENTÁRIO
Como o Salmo anterior (120), também este Salmo não possui introdução nem conclusão. Essas duas partes talvez tenham sido eliminadas porque, na forma atual, os Salmos 120-132 constituem um bloco único, isto é, o livrinho para os romeiros que peregrinam a Jerusalém para as festas religiosas.
O corpo apresenta dois momentos: v. 1b-2 e v. 3-8. No primeiro (v. 1b-2), a pessoa faz a si mesma uma pergunta. E ela própria responde. A questão fundamental é de onde vem o socorro. Os montes, para os quais olha o fiel, recordam um dado interessante. Quando os hebreus saíram do Egito e tomaram posse da terra da promessa, tiveram de se refugiar nas montanhas para se livrar dos exércitos inimigos, chefiados pelos reis das cidades-estados cananéias. Esses reis tinham carros de guerra e estes, evidentemente, não subiam morros. As montanhas passaram a ser o lugar privilegiado dos hebreus, lugar de refúgio (compare com o Sl 11,1b). De qualquer forma, as montanhas sempre representaram (e ainda representam) lugares seguros contra os ataques do inimigo. Será delas que virá o socorro para o salmista? Não. Ele próprio responde, afirmando que o socorro dele vem do Senhor, criador do céu e da terra (v. 2). Talvez as montanhas exerçam simplesmente a função de “puxar para cima” quem as admira, apontando para algo que está acima delas, no céu: o Deus que as criou. Ele é o criador de tudo (céu e terra é uma expressão que pretende abraçar todas as coisas criadas). No primeiro momento, é muito importante a palavra “socorro” (v. 1b.2a).
No segundo momento (v. 3-8), a pessoa fala a si própria, mostrando como o Senhor é o socorro. Esse tema se desdobra em duas partes: o que o Senhor faz (v. 3-4) e o que Ele não faz (v. 5-8). O que não faz? Não deixa o pé do fiel tropeçar, jamais dorme, não dorme nem cochila. A negação é repetida quatro vezes. O Senhor é apresentado como pastor, pois quem não dormia à noite para cuidar dos rebanhos eram os pastores (compare com Lucas 2,8). A imagem é interessante, pois faz lembrar o episódio de Elias no monte Carmelo, em conflito com os sacerdotes de Baal (1Reis 18,27). Ele caçoa deles, dizendo que, talvez, Baal esteja dormindo (em pleno meio-dia!). O Senhor, ao contrário, é guarda pessoal do salmista e também guarda de Israel. Vêm, a seguir, as ações que Deus faz (v. 5-8). A palavra guardar torna-se muito importante, caracterizando as ações de Deus em favor de seu aliado: guarda sob a sombra, guarda de todo o mal, guarda a vida e guarda as entradas e saídas. Nota-se que o verbo guardar aparece quatro vezes. Além disso, o Senhor toma posição “à direita” do fiel (v. 5b), lugar do defensor (compare com o Sl 109,31). A imagem da sombra faz pensar na nuvem do Êxodo 14,19-22. As duplas de lugares ou situações de perigo não têm mais razão de existir: dia-noite, sol-lua, entradas-saídas, agora-para-sempre, tudo é banhado pela confiança absoluta naquele que é socorro, não dorme, está à direita, enfim, guarda a vida do justo.
REZAR O SALMO 121 HOJE
A vida é cheia de surpresas, riscos e perigos sem conta. Quem confia em Deus, como confiava o autor deste salmo, pode apropriar-se dele e fazer a mesma experiência. É bom ressaltar que se trata de confiança em meio às tensões e conflitos da vida. Confiar quando tudo corre bem é fácil. Mas a confiança só é madura quando a sentimos apesar dos conflitos e em meio a eles.
Outros Salmos de confiança individual: 3; 4; 11; 16; 23; 27; 62 e 131.
PE. OSMAR DEBATIN
Doutor em Bíblia e Pároco da Paróquia Santo Ambrósio