Loading...

Artigos

Quando, como e onde tudo começou

Há oito anos que escrevemos artigos para o jornal da nossa Diocese de Rio do Sul, e, durante muito tempo, nossos artigos foram Marianos, ou seja, relacionados à Virgem Maria.

Neste ano de 2025 fomos convidados a mudar o tema e direcionar nosso olhar, coração e palavras para a FAMÍLIA, esta que é o núcleo, o centro, o que definirá ser a nossa sociedade e o mundo onde vivemos. No decorrer deste ano, trataremos dos mais diversos assuntos relacionados à família, principalmente direcionados para as famílias cristãs católicas.

Você já parou para pensar como surgiu a primeira família? Creio que estas palavras o farão lembrar: “Por isso, o homem deixa seu pai e a sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne” (Gn 2,24); e outra passagem: “Sede, pois, fecundos e multiplicai-vos, e espalhai-vos sobre a terra abundantemente” (Gn 9,7).

Deus criou a primeira família, homem e mulher os criou, à Sua imagem e semelhança, e ordenou que do amor desse casal fossem gerados frutos, e fosse iniciada uma geração. Sabemos, pois, que Deus se decepcionou com este casal (Adão e Eva), e que durante muitos anos as portas do céu estiveram fechadas para a humanidade. O que o povo sabia sobre Deus era transmitido pelos profetas e, por isso, tinham a esperança da salvação, pois Deus dava pistas do Seu plano de salvação através destes homens.

E este plano de salvação teve seu início através de uma família. Novamente Deus começou a colocar Seu plano em prática através da família, e dessa vez através da família de Nazaré – José, Maria e Jesus. José, um homem simples, trabalhador, honesto, devoto. Maria, por sua vez, uma mulher humilde, obediente e temente a Deus. E estes foram os escolhidos para serem os pais do Salvador, o próprio Deus. Ele poderia ter tido diversas outras ideias, mas Ele quis nascer no seio de uma família que fosse exemplo para toda a humanidade, por todo o sempre.

 

“No início do Novo Testamento, como no início do Antigo, temos um casal, mas enquanto Adão e Eva foram a fonte do mal desencadeado no mundo, José e Maria são o cume de onde a santidade se espalha por toda a terra. O Salvador começou a obra de salvação por essa união virginal e santa.” (Papa São Paulo VI)

 

A família de Nazaré é o exemplo a ser seguido por todos nós. São José sendo exemplo para todos os homens, a Virgem Maria para todas as mulheres e Jesus para todos os filhos. São José foi um homem cheio de virtudes, íntegro, forte, respeitoso, dedicado, protetor, aquele que ensinava a Jesus o valor do trabalho, da proteção da família e o sustento de um lar, mesmo em meio à sua simplicidade e pobreza. A Virgem Maria, desde o seu SIM obediente, mostrou-nos o valor da humildade e confiança total em Deus, sem questionamentos ou dúvidas; pela sua fé encontrou graça diante de Deus e dos homens. E o nosso Salvador Jesus Cristo, nosso Rei, que viveu por trinta anos na simplicidade, no anonimato, ajudando Sua mãe, no sustento da casa com Seu pai, e sendo obediente a Deus, aguardando sua hora.

As palavras FÉ, OBEDIÊNCIA e HUMILDADE são marcas fortes desta família, que é o modelo criado por Deus para todos nós.

Quais palavras são marcas fortes da sua família? Por quais características sua família é retratada por Deus? E pelos homens?

Queremos te propor a realizar um ato concreto neste mês, para fazer crescer as virtudes em sua família, e a sugestão é que, neste mês, você procure conhecer de forma mais profunda quem foi São José e o que ele pode fazer por sua família.

 

“A batalha final entre o Senhor e o reino de Satanás será sobre o matrimônio e a família.”

(Ir. Lúcia dos Santos - vidente de Fátima)

 

Que todos estejamos firmes na fé e no seguimento de nossa santa doutrina, para juntos vencermos esta batalha.

Sagrada Família de Nazaré, a nossa família Vossa é!

Deus os abençoe!

 

DIÁCONO LEONARDO E PRISCILA KLETTENBERG

Paróquia Cristo Rei – Taió/SC

Galeria

Imagens relacionadas