Loading...

Artigos

70 anos da Paróquia Santa Luzia, de Lontras

No ano de 1930, o Sr. Henrique Schroeder, percebendo a necessidade de uma igreja na localidade de Lontras, solicitou ao Bispo Dom Pio de Freitas, da Diocese de Joinville, a devida autorização para a construção da igreja, por intermédio do vigário, Padre Paul Hesse, da paróquia de Rio do Sul. O pedido foi prontamente concedido. A obra foi orçada em 20 contos de Réis. O Sr. Henrique Schroeder contribuiu com 10 contos de Réis e 01 hectare de terra para a construção, ficando 10 contos de Réis para quem quisesse cooperar com a construção do templo.
No dia 20 de abril de 1930, foi lançada a pedra fundamental pelo Padre Paul Hesse, com Missa Solene. O relato diz que "a festa foi enorme, multidão que, de longe e perto, veio para assistir a festa. A Padroeira da futura Igreja será Santa Luzia, a celebrar-se em 13 de dezembro". A comissão era composta pelo vigário Padre Paul Hesse, o presidente, Henrique Schroeder, o secretário e professor público Candido Salvador Rodrigues, o tesoureiro Germano Schroeder e o procurador Baptista Franciozi. O sino da igreja foi abençoado no dia 14 de dezembro de 1930. A bênção da capela Santa Luzia foi realizada pelo Bispo Dom Pio de Freitas no dia 13 de dezembro de 1931. 
A comunidade católica percebeu, aos poucos, a importância de uma paróquia em Lontras. As solicitações foram atendidas no dia 07 de março de 1953. Quando foi criada a paróquia, já eram existentes 08 capelas assim distribuídas: Riachuelo (Bom Jesus), Alto Subida (Santa Catarina), Baguaçu (São Valentim), Ribeirão da Atafona (Nossa Senhora das Graças), Salto Pilão (Santo Antônio), Ribeirão Dona Paula (Cristo Rei), Ribeirão Dona Lúcia (São João Bosco) e Ribeirão Cutias (Santa Terezinha). 
Os anos passaram, e a Igreja de Santa Luzia, onde hoje está o atual cemitério municipal, foi demolida, e, no ano de 1976, foi inaugurada a nova Igreja Matriz, com celebração da Santa Missa presidida por Dom Tito Buss (em memória), Bispo da Diocese de Rio do Sul. 
No ano de 2023, com a chegada dos 70 anos, foi realizada a peregrinação da imagem de Santa Luzia, iniciada no dia 19/02/2023, em que a imagem peregrinou juntamente com a Cruz e a Sagrada Família, percorrendo todas as 14 comunidades. Foram momentos de muita fé e acolhida. A peregrinação chegou na Igreja Matriz no dia 05/03/2023. Com celebração e festejos, todos os padroeiros e padroeiras das comunidades foram trazidos para a Igreja Matriz. A celebração contou com a presença de Padres Redentoristas, além do atual Pároco, Pe. Félix, e do Diácono Permanente Robin. Esta peregrinação promoveu a integração das comunidades entre si, conhecimento local e motivação religiosa com bênção das famílias.  
A Paróquia Santa Luzia promoverá o Resgate Histórico fotográfico de todas as comunidades e de sua Matriz, juntamente com o arquivo das suas histórias. "Pensamos no futuro. Daqui há 30 anos teremos os 100 anos da Paróquia, e não podemos perder as informações, é necessário unificá-las e escrevê-las com os mais diversos registros possíveis de fotografias. Já resgatamos muitas fotos e informações, e vamos buscar mais e mais", diz Jonathan Millnitz, coordenador do arquivo histórico e das mídias da Paróquia.

Fonte: Jonathan Millnitz – Paróquia Santa Luzia

Galeria

Imagens relacionadas