Bispos

Dom José Jovêncio Balestieri, SDB

Dom José Jovêncio Balestieri, SDB, nasceu em Massaranduba/SC, na localidade de Alto Guarany Açú, comunidade São Paulo, no dia 18 de maio de 1939. É filho de Angelo Balestieri e de Pierina Nart Balestieri. Seus irmãos: Glória, Cláudio (padre salesiano), Angelina, Hedwiges, os gêmeos Olávio Paschoal e Irmão Orival (salesiano) e Rita Inês.

Foi Batizado no dia 10 de junho de 1939, na sua comunidade natal, onde também recebeu o Sacramento da Crisma de Dom Pio de Freitas, no dia 24 de novembro de 1941, Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Recebeu a Primeira Eucaristia na Paróquia Bom Jesus, em Guaramirim/SC.

Entrou no seminário em 03 de fevereiro de 1951, no Colégio São Paulo, em Ascurra/SC. Terminou o ginásio em 1957, no Seminário em Lavrinhas/SP. Em 1958 fez o ano de Noviciado em Pindamonhangaba/SP. De 1959 a 1961 cursou a faculdade de Filosofia, na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras, em Lorena/SP. De 1962 a 1964 fez o Tirocínio (estágio pastoral) no Colégio São Paulo, em Ascurra/SC. Cursou o bacharelado em Teologia Dogmática pela Universidade Pontifícia Salesiana de Roma, em Alto da Lapa/SP, de 1965 a 1968. Era bacharel em Pedagogia pela Faculdade Salesiana de Lorena/SP; licenciado em História, Matemática, Psicologia, Letras e Filosofia pela Faculdade Católica de Filosofia de Bagé/RS. E fez Especialização em Espiritualidade Salesiana, em Roma.

Fez os seus votos perpétuos na Congregação Salesianos de Dom Bosco, em Taquari/RS, na data de 31 de janeiro de 1965. De Dom Ladislau Paz recebeu o ministério da Tonsura, na cidade de Lapa/SP, em 04 de setembro de 1965. Ostiário e Leitor, em 24 de setembro de 1966, de Dom Ernesto de Paula. Em 11 de março de 1967, Exorcista e Acólito, de Dom José Thurler. E do mesmo Bispo, Subdiaconato em 30 de setembro de 1967.

Dom João Batista Costa, SDB, Bispo Emérito de Porto Velho/RO, o ordenou Diácono em 08 de dezembro de 1967, na Igreja do Colégio São Paulo, em Ascurra/SC. Foi ordenado Presbítero no dia 29 de junho de 1968, em São Paulo/SP, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, por Dom José Thurler. Escolheu como lema sacerdotal: “Senhor, ajuda-me a dizer SIM!”

Eleito Bispo para a Diocese de Humaitá/AM em 06 de março de 1991, recebeu a Ordenação Episcopal no dia 19 de maio de 1991, em Guaramirim/SC, das mãos de Dom Antônio Possamai, sendo concelebrante Dom Hilário Moser e Dom Gregório Warmeling, sob o lema episcopal “Eis-me aqui! Eu vou!” (Is 6,8). Em 29 de julho de 1998, assumiu como Bispo Coadjutor da Diocese de Rio do Sul/SC, tomando posse como segundo Bispo Diocesano desta Diocese em 30 de agosto de 2000. Em 19 de março de 2008 renunciou por motivo de doença, tornando-se Bispo Emérito de Rio do Sul.

Dom José preparou diversos esquemas didáticos-populares de Documentos da Igreja, entre outras obras:

*Catecismo de minha Igreja (9 opúsculos)

*Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (1999-2002)

*4ª Conferência do Episcopado Latino-Americano (Santo Domingo)

*Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2008-2010)

*Ética: Pessoa e Sociedade

*Diretório Geral para a Catequese

*A Grande Passagem: da Páscoa Hebraica à Páscoa dos Cristãos

*Exigências Evangélicas e Éticas de Superação da Miséria e da Fome

*Grupos de Reflexão

*A Passagem da Pesah à Páscoa (Itinerário Quaresmal para a Catequese de Iniciação)

*Evangelização da Juventude - Desafios e Perspectivas Pastorais

*Com Adultos, Catequese Adulta

*Diretório Nacional de Catequese

*Diretrizes Gerais da CNBB (2003-2006)

*O Dízimo - Na Comunidade de Fé - Orientações e Propostas

*Querigma - O Primeiro Anúncio

*Iniciação à Vida Cristã - Terminologia e... Respingos

*Iniciação à Vida Cristã - Itinerário para Formar Discípulos Missionários de Jesus

*Para Você, Quem sou?

*Os Mistérios do Senhor Jesus meditados e contemplados no Rosário

*Terço Eucarístico

*Eu rezo o Terço

*Via-Sacra do Povo de Deus

*Via-Sacra com o Papa Francisco

*A Igreja Matriz de Rio do Oeste - Um olhar catequético-evangelizador

*Missões Populares Paroquiais

*Preparando o Caminho - Jubileu 2000 - Jesus Cristo: ontem, hoje e sempre

*Os mistérios do Senhor Jesus

Outros trabalhos realizados por Dom José:

*Professor de “Artes Industriais” - Casa do Pequeno Operário - Colégio Dom Bosco - Porto Alegre/RS  (1969)

*Ecônomo - Colégio Auxiliadora - Bagé/RS (1970)

*Diretor e Ecônomo do Colégio Auxiliadora - Bagé/RS (1971-1972)

*Diretor e Mestre de Noviços - Rio dos Cedros/SC (1974-1977)

*Ecônomo da Casa do Pequeno Operário - Colégio Dom Bosco - Porto Alegre/RS (1977-1980)

*Ecônomo Inspetorial (1980-1984)

*Inspetor da Inspetoria Salesiana São Pio X (1984-1990)

*Diretor do Colégio São Paulo - Ascurra/SC (Janeiro/1991-Março/1991)

Dom José foi ainda Assessor da Pastoral da Juventude do Regional Norte I, Assessor da Pastoral da Juventude no Regional Sul IV e Presidente do Regional Sul IV.