Loading...

Artigos

Como encontrar o propósito da vida?

Quando a sobrevivência de uma pessoa é garantida, surge nela uma necessidade íntima e transcendente: encontrar o propósito da vida. Uma razão de ser, de habitar o mundo e de dar sentido ao que se faz todos os dias. Ou seja, uma meta final, o último degrau a subir antes de deixar este mundo. Encontrar um propósito na vida está relacionado ao bem-estar psicológico e até a uma vida mais longa. Mas, como encontrá-lo?

Por que é importante encontrar o propósito da vida? Embora a rotina esteja relacionada à segurança e estabilidade de que todos precisam, quando ela toma conta do dia a dia, não deixando espaço para o descanso, torna-se sufocante. Embora ninguém goste de mudar de horário no trabalho ou de viver pensando em quando terá que mudar de casa, não se trata de fazer tudo igual até o dia de sua morte. E o segredo, como tudo na vida, está no equilíbrio. Permita-se e estimule-se a ter uma vida, até certo ponto, ordenada e previsível, que saia do cotidiano. Além disso, ter um propósito na vida está relacionado a uma melhor saúde física e mental, maior resiliência ao estresse e uma maior longevidade. Portanto, esse profundo senso de direção e significado é um fator de bem-estar para nossa mente e corpo. Mas, como encontrá-lo? Tenha em mente esta ideia: você não encontrará um propósito que o faça se sentir cheio de vida imediatamente. No entanto, o caminho para isso também pode ser emocionante. Seguir em frente com uma atitude positiva ao explorar novas possibilidades também pode ser benéfico para o seu bem-estar como um todo.

Identifique seus valores e paixões - Pergunte a si mesmo o que enche sua vida de alegria e significado, o que o motiva a levantar todos os dias. E, claro, não se esqueça o que para você é a justiça universal, já que muitas pessoas vivem para exercer esses valores na sociedade. Por exemplo, alguns consideram que o racismo já existe há bastante tempo em nossa sociedade e dedicam suas vidas a erradicá-lo de uma vez por todas. Dessa forma, a alegria de mudar o pensamento humano, por meio do ativismo, faz do antirracismo um propósito vital para essas pessoas.

Experimente e saia da sua zona de conforto!

Trata-se de fazer todas aquelas atividades que você ainda não experimentou ou testar aquelas habilidades que ainda não desenvolveu. Sair e explorar é sempre um bom ponto de partida. Encontrar o propósito de vida é um processo único para cada indivíduo. Às vezes, requer uma reflexão profunda e o enfrentamento de momentos desagradáveis ou partes de si mesmo das quais não se gosta.

Lembre-se de que os propósitos vitais podem mudar, assim como a própria vida muda. Não se feche para o que o futuro lhe reserva, pois o objetivo disso não é transcender, e sim alcançar a paz interior para viver sua vida de forma mais significativa.

 

 

ROSANGELA MARIA BLOGOSLAWSKI

Psicóloga

Galeria

Imagens relacionadas