Loading...

Artigos

IX Dia Mundial dos Pobres | 16 de novembro de 2025

O Dia Mundial dos Pobres é uma celebração católica, comemorada em novembro de cada ano, desde 2017. Instituído pelo Papa Francisco, este dia nos lembra da importância de cuidar dos menos afortunados da sociedade. Inspirado na mensagem de Jesus e em Francisco de Assis, o Papa convida a olhar para aqueles que sofrem, a estender-lhes a mão compassiva, ajudando-os a vencer as dificuldades da vida.

Este dia nos desafia a sermos instrumentos de mudança, a enfrentar a indiferença e a injustiça que afetam tantas vidas. Francisco nos encoraja a sermos construtores de pontes, não de muros, a compartilhar o que temos e a criar uma sociedade mais justa e compassiva. O Papa Leão XIV assume o mesmo compromisso, com igual ardor missionário!

Caminhando para o Ano Santo, o Papa Francisco nos exortava a sermos Peregrinos de Esperança, dando sinais concretos de um futuro melhor. Ele insistia a não nos esquecermos de guardar “os pequenos detalhes do amor”: a aproximar-nos dos pobres, dar-lhes atenção, um sorriso, uma carícia, uma palavra de conforto… gestos que não podem ser improvisados; antes, exigem fidelidade cotidiana, muitas vezes escondida e silenciosa, mas fortalecida pela oração. Neste momento, em que o canto da esperança parece dar lugar ao ruído das armas, ao grito de tantos inocentes feridos, e ao silêncio das inúmeras vítimas das guerras, dirijamos a Deus nossa invocação de paz. Somos pobres de paz e, para a acolher como um dom precioso, estendemos as mãos, intercedendo pela PAZ duradoura.

Na preparação para o Jubileu da Esperança, iniciado na noite de Natal de 2024, o Papa Francisco convocou mais uma edição do Dia Mundial dos Pobres. Ele recordou, em suas palavras, o lugar especial dessas pessoas no coração de Deus. “A esperança cristã inclui a certeza de que a nossa oração chega à presença de Deus; não uma oração qualquer, mas a oração do pobre”, escreveu Papa Francisco, em sua mensagem para a celebração de 2024. Reflitamos sobre esta Palavra e a leiamos nos rostos e nas histórias dos pobres que encontramos dia a dia, para que a oração se torne comunhão com eles e partilha do seu sofrimento.

Alertando o mundo sobre os riscos das guerras que o assolam, gerando maior pobreza e morte, o Papa Francisco disse que a ação cristã, além de medidas concretas de solidariedade, deve começar com a oração: convocando todas as comunidades eclesiais a celebrar com atenção o Dia Mundial dos Pobres, escreveu: “Precisamos fazer nossa a oração dos pobres e rezar com eles”.

Esta data “é uma oportunidade pastoral que não deve ser subestimada, porque desafia cada cristão a escutar a oração dos pobres, tomando consciência da sua presença e suas necessidades. É uma ocasião propícia para realizar iniciativas que ajudem concretamente os pobres, e, também, para reconhecer e apoiar os numerosos voluntários que se dedicam com paixão aos mais necessitados”, continuou o Papa.

Dom Anuar Batistti, Bispo emérito de Maringá/PR, faz memória do Papa Francisco que, na Encíclica “Fratelli Tutti”, nos lembra que “os pobres têm um lugar especial no coração de Deus e, consequentemente, no coração da Igreja”. Isso nos recorda que a atenção aos pobres não é uma opção, mas uma obrigação para cada cristão. Em inúmeras passagens, a Bíblia fala da importância de cuidar dos pobres, das pessoas que vivem em estado de vulnerabilidade social e/ou espiritual.  “Todas as vezes que fizestes isso a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes” (Mt 25,40).

Provérbios diz que Deus se “impacienta” perante o sofrimento dos pobres e age para fazer justiça. Os pobres têm um lugar privilegiado no coração de Deus. Perante o seu sofrimento, Deus se “impacienta” enquanto não se lhes faz justiça: “A oração do humilde penetrará as nuvens, e não se consolará, enquanto ela não chegar até Deus” (Pr 35,17-18).

É ainda o Papa Francisco que exorta todos os cristãos a serem instrumentos de libertação e promoção para os pobres. Lembra que a verdadeira caridade só é completa quando acompanhada pela oração, que fortalece e dá sentido às ações solidárias. O Papa conclui: “Em todas as circunstâncias, somos chamados a ser amigos dos pobres, seguindo os passos de Jesus, o primeiro a solidarizar-se com os últimos”!

O tema do IX Dia Mundial dos Pobres, que celebraremos em 16 de novembro de 2025, é: “Tu és a minha esperança” (cf. Sl 71,5). Na semana que antecede a data, todas as comunidades paroquiais e diocesanas do mundo são convidadas a organizar atividades com os pobres, por meio de sinais concretos! Sintamo-nos comprometidos com esta justa causa!


Fonte: Mensagens para o Dia Mundial dos Pobres – Papa Francisco.



IRMÃ CARMELA PANINI

Articuladora Diocesana das Pastorais Sociais


Galeria

Imagens relacionadas