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Conselho de Igrejas para Estudo e Reflexão (CIER) é uma organização ecumênica em Santa Catarina, fundada em 1982, com o objetivo de promover o estudo e a reflexão cristã conjunta entre Igrejas para o diálogo e a unidade. Liderado por representantes da Igreja Católica, Luterana e Anglicana, o CIER realiza encontros, como a Assembleia Geral, Seminários, Estudos e outras atividades, com a preocupação também no campo social.
Estivemos reunidos em Lages, no Centro de Formação Católica, nos dias 29 e 30 de setembro, com o objetivo de participar da caminhada ecumênica, com vivências de irmãos e partilha. Tivemos nesse Seminário uma gratificante assessoria, a do Reverendo Ms. Pilato Pereira – IEAB (Igreja Anglicana) do RS, com o tema “Ecumenismo e Diaconia – Jesus nos convida a viver as Obras de Misericórdia”. Tomo a liberdade de socializar alguns pontos que me tocaram, que ressignificaram e somaram ao nosso conhecimento cristão.
Pilato fez uma pequena introdução, ressaltando que é preciso ver o caminho, perceber onde estamos situados. Se faz necessário iluminar o caminho, fazer juízos sobre a caminhada, ter consciência sobre o que nos faz caminhar, de onde vem o chamado para estar a caminho. Também é preciso decidir para onde vamos, onde queremos chegar com a caminhada e quais compromissos vamos assumir. Sempre estamos num lugar, mas é preciso, sim, ter consciência desse lugar para querer chegar no horizonte desejado. Nesse estudo foi utilizado o método “aprender a ver, a julgar e agir”.
Dentro do VER, o assessor apresentou o título: Interconexões entre o Ecumenismo, Diaconia e Misericórdia. Como reflexão, nos questionou: É possível viver o ecumenismo sem diaconia? Podemos organizar a diaconia sem uma prática ecumênica? E a misericórdia, pode estar ausente da vida cristã?
Ecumenismo é um termo oriundo do grego, “oikoumene”, que possui o significado de “terra habitada” ou “mundo civilizado”. Oikoumene passa a ser usado e se consolida na literatura eclesiástica a partir dos primeiros quatro concílios da Igreja. E a partir daí trouxe presente essa história de grandes desafios. A Diaconia, hoje, é um tema emergente para a prática religiosa, eclesial e/ou pastoral. Assim como o ecumenismo, a palavra diaconia deriva do grego, “diakonia”, que significa serviço ou ministério. Perante Deus praticamos a liturgia, a adoração, que é um serviço, mas um serviço a Deus. Já a diaconia é o serviço para as pessoas, servir à criação.
Outro ponto a ser refletido foi o Testemunho de Misericórdia. Nos interrogou: Nosso testemunho de misericórdia se expressa na dignidade das outras pessoas e no cuidado da criação de Deus? Por mais que se utilize a expressão “misericórdia” em ações e projetos sociais, o Cristianismo expressa a vontade de Jesus, que pediu para sermos misericordiosos? Como é nossa prática de misericórdia? As práticas corporais, as práticas espirituais? Precisamos buscar no Evangelho de Jesus o verdadeiro sentido da misericórdia, que move para ações ecumênicas de diaconia. Deus é misericordioso e é através de ações concretas de misericórdia que as Igrejas são sinais da presença de Deus. Na etimologia, misericórdia é a junção de duas palavras do latim: miseratio (miséria) mais cordis (coração). Assim é possível conceber misericórdia, literalmente, como “coração que se debruça sobre a miséria (humana)” ou “coração compadecido”.
Esses pontos foram os abordados nessa reflexão do Ver. Até breve!
Texto Referência: Reverendo Pilato Pereira-IEAB
DOLORES HENN FONTANIVE
Coordenadora da Comissão Diocesana de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso