Loading...
Por estes dias, a Igreja alegrou-se com a canonização de dois de seus filhos: Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis. A canonização é a suprema glorificação por parte da Igreja de um Servo de Deus elevado às honras dos altares, com pronunciamento de caráter decretativo, definitivo e preceptivo para toda a Igreja, empenhando o Magistério solene do Romano Pontífice.
A canonização ocorre dentro da celebração da Eucaristia, geralmente em Roma, com poucas exceções. São colocadas em destaque imagens do novo santo. O rito segue assim: iniciada a celebração da Missa com o Sinal da Cruz, é cantado o hino Veni Creator Spiritus (Vinde, Espírito Criador). Então, o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, que atualmente é o cardeal Marcello Semeraro, italiano, aproxima-se do Papa e faz o pedido de canonização: Beatissime Pater, postulat Sancta Mater Ecclesia per Sanctitatem Vestram, Catalogo Sanctorum adscribi, et tanquam Sanctam ab omnibus christifidelibus pronunciari Beatus Petrum Giorgium Frassati et Carolum Acutis. Em português, em tradução livre: “Beatíssimo Pai, a Santa Mãe Igreja pede que Vossa Santidade inscreva os Beatos Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis no Catálogo dos Santos e como tal sejam venerados por todos os fiéis cristãos.” Depois é lida uma pequena biografia dos que serão canonizados.
A seguir, é cantada a Ladainha dos Santos. Ao final, o Santo Padre recita, solenemente, a fórmula de canonização: Ad honorem Sanctae et Individuae Trinitatis, ad exaltationem fidei catholicae et vitae christianae incrementum, auctoritate Domini nostri Iesu Christi, Beatorum Apostolorum Petri et Pauli, ac Nostra, matura deliberatione praehabita, et divina ope saepius implorata, ac de plurimorum Fratrum Nostrorum consilio, Beatus Pier Giorgium Frassati et Carolum Acutis Sanctam esse decernimus et definimos, ac Sanctorum catalogo adscribimus, statuentes eam in universa Ecclesia inter Sanctos pia devotione recoli debere. In nomine Patris et Filii et Spiritus Sancti. Em português: “Para honra da Santa e Indivisível Trindade, para exaltação da fé católica e incremento da vida cristã, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e Nossa, após madura deliberação e muitas vezes implorado a ajuda divina, com o conselho de muitos irmãos nossos, decidimos e definimos Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis como Santos, os inscrevemos no Catálogo dos Santos e estabelecemos que em toda a Igreja sejam devotamente honrados entre os Santos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.
Então entoa-se um cântico de ação de graças, enquanto são levadas flores junto das relíquias dos santos. O Prefeito da Causa dos Santos novamente toma a palavra: Beatissime Pater, nomine Sanctæ Ecclesiæ enixas gratias ago de pronuntiatione a Sanctitate Vestra facta ac humiliter peto ut eadem Sanctitas Vestra super peracta canonizatione Litteras Apostolicas dignetur decernere. “Beatíssimo Pai, em nome da Santa Igreja rendo graças pela proclamação feita por Vossa Santidade e humildemente peço à Vossa Santidade dispor que as Letras Apostólicas acerca da Canonização sejam redigidas”. E o Papa responde: Decernimus (“Assim o ordenamos”).
A Missa, então, segue, como costume, com o canto do Glória. Beleza maior que o rito em si – que evidencia a autoridade da Igreja e a constante assistência do Espírito Santo – é o convite a que isso tudo leva, como disse o Santo Padre na homilia da mesma Missa: “dirigido a todos nós – especialmente aos jovens – a não desperdiçar a vida, mas a orientá-la para cima e a fazer dela uma obra-prima. Eles encorajam-nos com as suas palavras: ‘Não eu, mas Deus’, dizia Carlo. E Pier Giorgio: ‘Se tiveres Deus no centro de todas as tuas ações, então chegarás até o fim’. Esta é a fórmula simples, mas vencedora, da sua santidade. E é também o testemunho que somos chamados a seguir, para saborear a vida até o fim e ir ao encontro do Senhor na festa do Céu.”
São Pier Giorgio Frassati e São Carlo Acutis, rogai por nós!
Fontes:
Os novos procedimentos para o rito de beatificação. (Vatican.va)
O rito de canonização. (pilulasliturgicas.blogspot.com)
Missa de canonização de Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis.
Homilia do Papa Leão XIV na Missa de Canonização (7 de setembro de 2025). (Vatican.va)
GABRIEL NAFFIN
Seminarista de Teologia