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1Cântico das subidas. De Salomão.
Se o Senhor não constrói a casa,
em vão labutam os seus construtores.
Se o Senhor não guarda a cidade,
em vão vigiam os guardas.
2É inútil que vocês madruguem
e se atrasem para deitar,
para comer o pão com duros trabalhos:
aos seus amigos, ele o dá enquanto dormem!
3A herança que o Senhor concede são os filhos,
seu salário é o fruto do ventre:
4os filhos da juventude
são flechas na mão de um guerreiro.
5Feliz o homem que enche
sua aljava com elas:
não será derrotado nas portas da cidade
quando litigar com seus inimigos.
TIPO DE SALMO
É um salmo sapiencial. Trata do sentido das coisas cotidianas (casa, cidade, trabalho, pão, sono, filhos, salário, disputas com inimigos nos tribunais, etc.). E apresenta, no final, uma proposta de felicidade (“feliz o homem...”).
COMO ESTÁ ORGANIZADO E COMENTÁRIO
Sem introdução e conclusão, divide-se em dois momentos: v. 1b-2 v. 3-5. No primeiro (v. 1b-2), mostra-se a precariedade da vida sem Deus. Repete-se três vezes o tema da inutilidade (“em vão”, “é inútil”), abraçando várias atividades cotidianas, em forma de oposições: casa e cidade; acordar cedo e dormir tarde; duro trabalho para ganhar o pão (compare com Gênesis 3,19) e sono tranquilo...
A expressão “construir a casa” significa, na Bíblia, constituir família, e os construtores são, evidentemente, mulher e marido. Mas quem dá fecundidade é Deus. O tema da construção da casa, portanto, parece ser simbólico, e é desenvolvido na segunda parte do salmo (v. 3-5).
Temos, ainda no primeiro momento, a imagem da cidade, com muralhas e sentinelas. Mas o grande vigia dela é o Senhor (compare com os Salmos 46,6; 121,4). Os temas do acordar cedo, do dormir tarde e do ganhar o pão com a dureza do trabalho são apresentados a seguir (v. 2). O salmo privilegia quem vai para a cama cedo e levanta tarde, afirmando que é inútil fazer o contrário, pois Deus dá o pão aos amigos enquanto dormem! Seria possível? Estaria o salmo elogiando o ócio? Deve-se lembrar que tudo, neste primeiro momento, vem marcado pelo tema “sem Deus, tudo é inútil”. Além disso, parece haver aqui uma leve referência à fecundidade humana, dom de Deus, tema desenvolvido a seguir. Para o casal, a cama é, de certa forma, sacramento da fecundidade que somente Deus concede. Vale a pena recordar que, em muitas passagens da Bíblia (veja, a seguir, o Salmo 128), a sexualidade é tratada mais positivamente do que em muitos textos neuróticos dos nossos tempos. Deixando de lado o tema da sexualidade, pode-se introduzir o da fecundidade da terra, geradora do pão. Essa fecundidade também é dom de Deus...
O segundo momento (v. 3-5) desenvolve sobretudo o tema da fecundidade humana, o resultado do “construir a casa”. Em oposição ao primeiro, temos os ótimos resultados obtidos “com Deus”. Fala-se muito dos filhos, gerados por quem “vai dormir cedo e acorda tarde”. Diz-se que são uma herança e um salário (v. 3). A palavra herança faz pensar normalmente na terra. Aqui, a terra é substituída pelos filhos. Ou, se quisermos, os filhos numerosos garantem a posse da terra. De fato, o salmo termina falando de litígio ou disputa nas portas da cidade. Naquele tempo, as portas da cidade eram o lugar dos tribunais. O salmo insinua que o pai de muitos filhos não será intimidado nem prejudicado nos tribunais pelos inimigos. Estaríamos diante de uma tentativa de roubo de terras? Provavelmente sim. Os muitos filhos são garantia e salário. O pai cercado por eles é comparado a um guerreiro (v. 4) armado de muitas flechas (v. 5a). Ele tem certeza de não ser envergonhado nas disputas com os adversários.
REZAR O SALMO 127 HOJE
Quando nos sentimos invadidos por falsos valores; quando buscamos a felicidade; pensando nos filhos; refletindo sobre a beleza da sexualidade humana; pensando na miséria em que vivem muitos assalariados; nas dificuldades do povo para ganhar o pão; nos problemas de segurança nas grandes cidades; nas procissões.
Outros salmos sapienciais: 1; 37; 49; 73; 91; 112; 119; 128; 133 e 139.
PE. OSMAR DEBATIN
Doutor em Bíblia e Pároco da Paróquia Santo Ambrósio