Loading...

Artigos

Deixar o mistério do Natal do Senhor tocar a vida

Quantas alegrias, quantos desafios e quantas bênçãos experimentadas neste ano de 2025! Em cada momento, o Senhor se fez presente, sustentando-nos com Sua Graça e fortalecendo-nos com Seu Amor. É tempo de agradecer pela bondade de Deus e por Seu cuidado constante. Ele esteve ao nosso lado, guiando nossos passos e fortalecendo nossa vocação.

Entramos no tempo do Advento e do Natal, tempos de renovação da fé, de recomeço, de preparar o coração para acolher o Verbo encarnado, o Deus que Se fez pequeno, que desceu até nós para nos elevar à comunhão do Seu amor trinitário. O mistério do Natal é o mistério de um Deus próximo da nossa vida.

Chegar ao fim de mais um ano e poder parar diante do presépio e rezar por toda a humanidade. Recordar tantos rostos marcados pelo sofrimento, e, ao mesmo tempo, renovar a certeza de que o amor de Deus, feito criança, o Menino de Belém, alcança e consola cada coração.

Estar diante do presépio é deixar que o coração se comova, se sensibilize, e que desperte em nós o desejo de sermos melhores uns com os outros: de oferecer o perdão, de acolher o perdão, de ajudar quem precisa, de cessar as brigas e desentendimentos. O mistério do Natal nos toca profundamente, converte nosso coração, porque é também tempo de conversão.

Contemplar o presépio desperta em nós o desejo de mudança e enche o coração de bons propósitos e novas iniciativas. A lembrança dessa cena nos leva a partilhar dos sentimentos de Maria, de José e dos pastores de Belém, que, diante do Menino, se enchem de fé e ternura. Quantas lições nos ensina o presépio! Quantas lições nos oferece o pequeno Jesus!

Com Maria e José, paremos diante da manjedoura para contemplar o amor humilde e infinito do Senhor. Que saibamos, como Maria, dizer “sim” ao chamado de Deus, e, como José, viver com confiança e obediência.

Que o Natal nos encontre com o coração transformado, prontos para acolher o Menino Deus que vem habitar em nós e entre nós. Que a alegria do presépio se torne a nossa força para o novo ano que se inicia. E que, iluminados pela luz do Menino Jesus, possamos seguir em 2026 com mais fé, esperança e amor.

Feliz Natal!

E um novo ano cheio da presença de Deus!


IRMÃ ADRIANA, PMMI

Coordenação Diocesana de Pastoral e SAV


Galeria

Imagens relacionadas