Loading...
O Ano Novo nos abre as portas para uma imensidão de possibilidades, sonhos, desejos, novos projetos…. É um tempo de recomeçar, renovar e reconstruir. No início de cada ano civil, nos é oferecida uma nova oportunidade, uma possibilidade aberta para investir o melhor de nós mesmos nos 365 dias que temos pela frente. Assim, deveríamos viver o começo de cada ano, que se oferece a todos como novidade, oportunidade do novo, procurando uma verdadeira mudança de vida, um caminho de conversão para nos aproximarmos mais da santidade que Jesus nos convida a viver.
Recomeçar significa, muitas vezes, deixar para trás erros, quedas, frustrações e até sonhos que não se realizaram. Precisamos ter a humildade para reconhecer o que não deu certo e a coragem para dar um passo à frente, mesmo quando o coração ainda carrega marcas pesadas do passado. Mas cada recomeço é também um presente de Deus. É a chance de escrever uma nova história, de aprender com as lições já vividas e de acreditar que sempre há um caminho aberto para a transformação.
O recomeço não apaga o que foi vivido, mas o ressignifica, tornando-nos mais fortes, mais conscientes e mais confiantes, sobretudo, na graça divina. Cristo nos mostra que, para quem crê, a cruz se transforma em ressurreição. Assim, cada recomeço é um anúncio de que a última palavra nunca será da derrota, mas da esperança.
Recomeçar a cada momento é necessidade diária; é preciso recomeçar sempre, sem muitas esperas e com profunda alegria. O recomeço deve acontecer não apenas no início de um novo ano ou mês, mas todos os dias. Precisamos urgentemente viver o tempo presente; não podemos recomeçar o ontem e o amanhã. O recomeço acontece apenas no hoje, no presente. Nossas decisões devem partir sempre do momento presente e firmar-se na vontade de Deus do presente.
O recomeço está intrinsecamente ligado à perfeição do amor e à busca pela santidade. Após os nossos fracassos, não podemos ficar caídos; o segredo da vitória e da santidade é recomeçar após cada derrota ou queda, com confiança no amor do Pai. O erro do dia anterior ou o momento de escuridão não deve impedir a nova escolha de recomeçar mais uma vez. Então, recomeçar significa voltar a servir quem está perto de nós, em cada ocasião que se apresenta, seguindo o exemplo de Jesus. O caminho para Deus passa pelo irmão. O amor será sempre vencedor; o segredo da felicidade é recomeçar a amar sempre, logo e com alegria, mesmo na dor.
A cada novo dia, somos convidados a renovar nossas escolhas por Deus, pelo Seu Reino, buscando a união com Ele através do amor ao próximo. Este recomeço constante é o que leva a uma vida cristã autêntica e à realização da fraternidade, da comunhão universal. Recomeçar todos os dias é a opção que devemos fazer para viver o Evangelho no presente, superando as falhas do passado com a alegria da simplicidade e a confiança inabalável no amor de Deus.
Feliz e abençoado Ano Novo a todos!
DOM ADALBERTO DONADELLI JÚNIOR
Bispo Diocesano