Diocese de Rio do Sul no XV Encontro do Conselho Nacional de Emaús

De 18 a 21 de julho de 2024, representantes da Diocese de Rio do Sul participaram do XV Encontro do Conselho Nacional de Emaús (ECNE) em Brusque/SC. Este importante momento de partilha, espiritualidade e formação para o movimento teve como tema “Emaús, sinal visível de uma Igreja de comunhão, participação e missão”, com o lema “Caminhar juntos em participação e missão” (Lc 24, 30-35).

Acompanhados de Dom Júlio César Gomes Moreira, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e atual Presidente do Conselho Nacional do Movimento de Emaús (CNME); Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, Arcebispo Emérito de Sorocaba e Ex-Presidente do CNME; Pe. Ignácio Pilz, Diretor Espiritual do Secretariado Nacional; e de mais de 100 participantes das mais de 20 Dioceses em que o movimento está presente, a Diocese de Rio do Sul esteve representada por um leigo residente na cidade de Rio do Sul/SC.

Durante o encontro, além da troca de gestão da presidência dos secretariados Nacional e Regionais, os representantes discutiram em grupos sobre o futuro do Movimento e como levar para suas comunidades a missão de comunicar aos jovens o amor de Cristo.

O Movimento de Emaús

O Movimento de Emaús é uma organização de jovens e adultos da Igreja Católica, que visa a evangelização de jovens, especialmente aqueles na faixa etária de 18 a 30 anos.

Inspirado pelo encontro dos discípulos com Jesus no caminho de Emaús (Lc 24, 13-35), o movimento busca proporcionar uma experiência profunda de encontro com Cristo ressuscitado, por meio de retiros espirituais, encontros de formação e atividades pastorais.

O Curso de Emaús, uma das formas de evangelização do movimento, procura atender ao clamor do Papa Paulo VI, quando disse: “A atual missão da Igreja é dar Cristo à juventude, criando assim um espaço onde o Evangelho é transmitido e deve se irradiar”.

A finalidade do Movimento de Emaús é fortalecer a fé dos jovens, promovendo a vivência comunitária, o engajamento na missão da Igreja e a formação de lideranças cristãs comprometidas com a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

O Emaús na Diocese de Rio do Sul

Os primeiros passos para a implantação de um secretariado do Movimento de Emaús em nossa Diocese foram dados no ano de 2022, quando alguns jovens fizeram a experiência do Curso de Emaús na cidade de Brusque/SC.

De lá para cá, movidos pelo inspiração causada pelo curso e incentivados pelo então Vigário Paroquial da Catedral São João Batista, Pe. Fagner Pacheco, SCJ, outros jovens começaram a fazer a experiência do Curso de Emaús, a se juntar ao grupo de vivência.

Hoje, mais de 30 pessoas de algumas paróquias e cidades de nossa Diocese já compõem o grupo, e neste ano mais de 10 ainda devem fazer o curso nas dioceses de Joinville e Florianópolis, onde o movimento já está consolidado.

As pessoas que se sentirem inspiradas e tiverem interesse de conhecer mais o Movimento de Emaús ou fazer a experiência do curso, podem entrar em contato com os integrantes do grupo de vivência ou através do instagram @emausriodosul.

Fonte: Emaús da Diocese de Rio do Sul