Instituição do Ministério de Catequista

Na última sexta-feira, 23 de agosto de 2024, na Igreja Matriz Nossa Senhora Consolata (Rio do Oeste), em Celebração presidida por Dom Jacinto Inácio Flach, Bispo da Diocese de Criciúma, e concelebrada pelos 10 Bispos do Regional Sul 4 e diversos Padres, foram instituídos Ministros da Catequese nove leigos do estado de Santa Catarina, entre eles Silvana Laureano da Silva de Souza, Coordenadora Diocesana da Catequese da Diocese de Rio do Sul.

O Ministério do Catequista foi instituído pelo Papa Francisco no ano de 2021.

"Este ministério possui uma forte valência vocacional, que requer o devido discernimento por parte do Bispo e se evidencia com o Rito de Instituição. Convém que, ao ministério instituído de Catequista, sejam chamados homens e mulheres de fé profunda e maturidade humana, que tenham uma participação ativa na vida da comunidade cristã, sejam capazes de acolhimento, generosidade e vida de comunhão fraterna, recebam a devida formação bíblica, teológica, pastoral e pedagógica, para ser solícitos comunicadores da verdade da fé, e tenham já maturado uma prévia experiência de catequese. Requer-se que sejam colaboradores fiéis dos presbíteros e diáconos, disponíveis para exercer o ministério onde for necessário e animados por verdadeiro entusiasmo apostólico." (Papa Francisco)

Que Deus abençoe os novos Ministros da Catequese!