41º Encontro Diocesano do Apostolado da Oração

No dia 25 de agosto de 2024, na Paróquia Bom Jesus, em Alfredo Wagner, aconteceu o 41º Encontro Diocesano do Apostolado da Oração na Diocese de Rio do Sul.

O encontro contou com a presença de mais de 400 pessoas, provenientes de 18 grupos do Apostolado da Oração da Diocese e teve início às 7h30min, com o café da manhã. Às 9h, todos se reuniram na igreja e seguiu-se com a acolhida e oração inicial, conduzidas pelo Padre Leandro, pároco da Paróquia Bom Jesus. Depois aconteceu a entrada das bandeiras e estandartes. Na sequência, Pe. Amarildo Bertoldi conduziu a Adoração ao Santíssimo Sacramento, utilizando como base para reflexão o Evangelho de Marcos 6, 4: “Um profeta só não é estimado em sua própria casa”.

Às 10h, Pe. Amarildo iniciou uma palestra, falando sobre “O Descanso”, em que enfatizou a importância do equilíbrio entre físico, alma e espírito. O ser humano possui uma dimensão física, o corpo, e o mesmo precisa de cuidados, por isso precisamos cuidar da saúde, adquirir bons hábitos, pois é preciso “glorificar a Deus também com o corpo”, conforme 1Cor 3,16. Outra dimensão é a alma, a mente, sede dos sentimentos e emoções, onde é preciso cultivar o amor, o perdão, o diálogo... Destacou que “o segredo da felicidade é fortalecer a alma no amor”, e que Deus usa pessoas para que demonstremos nosso amor a Ele através do amor que demonstramos às pessoas; precisamos ter a intenção de nos santificarmos, contribuir para a santificação das pessoas com quem convivemos, e nos apegarmos às coisas do alto, pois, como disse Jesus: “Tomai sobre vós o meu jugo... Porque o meu jugo é suave, e o meu peso é leve”, conforme Mt 11,29-30. Por fim, o descanso do Espírito, pois precisamos nos conectar com o Espírito Santo de Deus, tendo em vista que uma alma sem Deus é triste, sem vida; precisamos ter tempo para Deus, para ir ao encontro dEle, já que o espírito se alimenta, fortalece e descansa na participação da Missa, na leitura da Palavra de Deus, nas orações, na vida em comunidade, enfim, estando junto de Deus. “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos e cansados e Eu vos darei descanso” (Mt 11,28). O Padre ainda destacou a plenitude e a santidade de Maria, pois ela nasceu plena do Espírito e se preservou do pecado, mantendo-se cheia do Espírito Santo.

Após o almoço, as atividades reiniciaram às 13h30min, com a oração do Terço. Logo após, foi feita uma reflexão sobre um dos pilares da Espiritualidade do Apostolado da Oração, que é a Oração, conforme Lc 18,1: “orar sempre, sem nunca desfalecer”. Orar com fervor, para que o mundo se transforme de acordo com os desígnios de Deus e atinja a sua perfeição. A oração é um ato de amor e precisa tocar o coração, transformar a vida das pessoas, de acordo com a vontade de Deus. Na sequência, aconteceu a benção de objetos, entrega de fitas e acolhida aos novos membros do Apostolado da Oração.

Um fato que merece destaque foi um testemunho de vida: no mês de fevereiro, no encontro que aconteceu na Paróquia Sagrada Família, em Rio da Prata, duas pessoas pediram ao Sagrado Coração de Jesus pela vida e saúde de uma pessoa que estava correndo risco de morte. Essa pessoa obteve a graça, recuperou a saúde, veio participar do encontro e relatou que a sua melhora aconteceu em função da intervenção divina!

Às 15h30min teve início a Santa Missa, presidida pelo Padre Amarildo Bertoldi e concelebrada pelo Padre Leandro e Padre Márcio. Também estava presente o Diácono Aguinaldo Adriano Hames. Após a Missa, aconteceu o encerramento do Encontro e a bênção de Envio.

Nos dias que se seguiram ao encontro, pessoas foram tocadas pelo amor do Sagrado Coração de Jesus, que derramou abundantes bênçãos e graças sobre os presentes!

Mais fotos no link: https://tinyurl.com/mpvvx7c2

Escrito por: Coordenação Diocesana do Apostolado da Oração