Loading...

Artigos

DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS Causas, Sintomas e Tratamento

As SOMATIZAÇÕES e DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS apontam para a estreita relação entre “corpo e mente” e sinalizam a importante tarefa de olharmos para nós mesmos como um todo, considerando tanto os aspectos físicos como os emocionais.

A origem do termo “PSICOSSOMÁTICO” vem da junção de duas palavras de origem grega, “psique”, que significa alma, e “soma”, que significa corpo; uma doença das emoções, sentimentos e pensamentos, que tem origem na alma e no psicológico, gerando também consequências físicas no corpo. Quando há desequilíbrio no estado emocional, de sentimentos e pensamentos, independente da origem ou do tipo de trauma ocorrido. Esse acúmulo de fatores interfere causando dores e problemas físicos, gerando, assim, uma doença psicossomática. A mente e o corpo formam um sistema único e muitos mecanismos inconscientes estão presentes nesta ligação.

Quando somatizamos sintomas como estresse, medo, ressentimento, sentimento de culpa e ansiedade, esses sentimentos trazem um desequilíbrio emocional e alterações físicas em nosso corpo. Para que possamos entender melhor como isso acontece, precisamos conhecer melhor como funcionam alguns sistemas importantes do nosso corpo:

O Sistema PSÍQUICO, ou somente psique, é o nome dado ao método estrutural proposto por Freud. Primeiramente foi dividido em inconsciente, pré-consciente e consciente, o que posteriormente foi modificado e dividido em três elementos que, unidos, trabalham em nossas ações e reações, o Id, Ego e Superego.

O Sistema NEUROLÓGICO é dividido em duas partes: Sistema Nervoso Central, formado pelo encéfalo e medula espinhal. Sistema Nervoso Periférico, formado pelos nervos, gânglios e terminações nervosas.

O Sistema IMUNOLÓGICO é um sistema de estruturas e processos biológicos que servem como uma proteção, um escudo ou uma barreira que protege nosso organismo de doenças.

O Sistema ENDÓCRINO é o conjunto de glândulas e órgãos que regulam e controlam várias funções do corpo e são responsáveis pela produção e secreção de hormônios.

Os sintomas são físicos, mas a origem dos sintomas é emocional.

Para entender melhor: A SOMATIZAÇÃO é tudo aquilo que você não diz, e a mente, não “SUPORTANDO” a pressão do conteúdo armazenado, manifesta em forma de doença.

O maior problema de uma doença psicossomática é que a pessoa não possui consciência de que está sendo causada pelos seus próprios sentimentos, e não encontra uma explicação física e/ou biológica para os sintomas.

 

Fique “atento” a esses sinais: Falta de ar constante; Taquicardia; Tremores; Dores no estômago (enjoo, queimação ou gastrite nervosa); Dores de cabeça constantes; Manchas espalhadas pelo corpo; Sensação de nó no peito e na garganta.

 

Mudanças significativas que passamos em nossas vidas podem ser as causas e os fatores fundamentais para as doenças “psicossomáticas”.

 

*Problemas profissionais: seja por excesso de trabalho ou pela falta dele, ou em situações de desemprego. O lado profissional mexe muito com o psicológico;

*Autocobrança exagerada: tem a ver não somente com o querer superar a si mesmo, mas também superar os outros;

*Traumas e eventos marcantes: conflitos familiares e traumas de infância costumam nos deixar mais angustiados, ansiosos e desmotivados com a vida;

*Violência psicológica: abuso e conflitos amorosos, bullying na escola e violência doméstica também são fatores a serem considerados;

*Ansiedade e depressão: muitas pessoas não controlam esses sentimentos e, geralmente, se isolam e deixam de tentar superar esses problemas.

 

Bauman faz uma profunda reflexão sobre a vida nos dias de hoje: “Nesses tempos 'líquidos' tudo muda tão rapidamente.  Nada é feito para durar, para ser 'sólido'. Disso resultam, entre outras questões, a obsessão pelo corpo ideal, o culto às celebridades, o endividamento geral, a paranoia com segurança e até a instabilidade dos relacionamentos amorosos. É um mundo de incertezas. É cada um por si. Viver com uma multidão de valores, normas e estilos de vida em competição, sem uma garantia firme e confiável de estarmos certos, é perigoso e cobra um alto preço psicológico”. (Zygmunt Bauman – Livro Vida Líquida)

 

Continua na próxima edição...

 

ROSANGELA MARIA BLOGOSLAWSKI

Psicóloga

Galeria

Imagens relacionadas