Loading...

Artigos

Movimento de Irmãos

APRESENTAÇÃO

 

O Movimento de Irmãos surgiu por inspiração do Espírito Santo, iluminando Monsenhor Bernardo José Krasinski, que o fundou em junho de 1970. O objetivo específico do Movimento de Irmãos é santificar os casais em sua família e, por meio dela, as famílias da Paróquia.

 

ORIGEM

 

O MOVIMENTO DE IRMÃOS teve origem na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba, no início de 1970, quando o então Pároco Monsenhor Bernardo José Krasinski (de saudosa memória) idealizou um meio de formar, inicialmente em sua própria Paróquia, uma comunidade de irmãos entre os moradores daquela região.

O primeiro Encontro de Neos foi realizado na Casa de Retiros Nossa Senhora de Mossunguê, em Curitiba, dos dias 26 a 28 de junho de 1970, ficando essa data como a fundação do Movimento.

Em Santa Catarina, o Movimento foi introduzido através da cidade de Itajaí, da Arquidiocese de Florianópolis, em março de 1975.

 

OBJETIVOS

 

Atualmente, o objetivo principal do Movimento de Irmãos é a comunhão do casal, o fortalecimento da família em nível paroquial, em sintonia com a Pastoral da Diocese e da Igreja, através da convivência familiar no lar e na Paróquia, vivendo os autênticos valores da família: o amor indissolúvel, a fidelidade a toda a prova e a fecundidade responsável, concebendo os filhos, gerando-os dentro dos princípios cristãos e educando-os de acordo com os ensinamentos de Cristo Jesus. Integrar-se às Pastorais da Paróquia é também um objetivo muito claro do Movimento de Irmãos.

O Movimento de Irmãos tem duas características fundamentais: familiar e paroquial.

O Movimento de Irmãos é uma organização voluntária de fiéis leigos, sem caráter econômico e sem fins lucrativos, atuante no âmbito da Igreja Católica Apostólica Romana, em comunhão com o seu Magistério, no espírito de serviço.

Para arrebanhar casais para o Movimento, são realizados anualmente vários encontros, que visam transformar os casais em verdadeiros líderes na evangelização familiar e paroquial.

 

CARISMA

 

Congregar cristãos, preferencialmente casais unidos em matrimônio; integrá-los na comunidade paroquial; engajá-los nos objetivos e diretrizes gerais da Ação Evangelizadora da Diocese e motivá-los a viver o Evangelho através da missão Profética, Sacerdotal e Régia. Seus objetivos:

1. Congregar casais numa comunidade de leigos engajados, dispostos a viver o cristianismo, o Evangelho, o amor a Deus e ao próximo;

2. Estimular a unidade e o convívio fraterno;

3. Integrar cristãos de todas as classes e culturas com Cristo, com o semelhante, com a família e a comunidade;

4. Motivar os casais para se inserirem na pastoral de conjunto de sua Paróquia e da Diocese;

5. Solidificar a comunidade Cristã na vivência da fé e na celebração da vida;

6. Aprofundar a fé em seus diversos aspectos, contribuindo, assim, para que cada casal vivencie melhor a sua Igreja doméstica;

7. Promover a união do casal, dos membros da família e das famílias entre si.

 

DEVERES DO ENCONTRISTA

 

1. Testemunhar Jesus Cristo em todos os locais e momentos de sua existência, através de uma ilibada conduta exemplar e vivência cristã;

2. Participar efetivamente de todas as atividades do Movimento de Irmãos e da Paróquia;

3. Engajar-se nos trabalhos pastorais da Igreja;

4. Comparecer e participar das reuniões de formação do Movimento de Irmãos;

5. Responsabilizar-se pelos trabalhos e tarefas que lhes forem atribuídos;

6. Participar das Missas dominicais e, principalmente, das Missas confiadas ao Movimento de Irmãos, formando um grande grupo de Irmãos, para que sejamos sempre bem representados.

 

ATIVIDADES NO MOVIMENTO DE IRMÃOS E NA IGREJA

 

*Participar dos Grupos Bíblicos em Família na sua rua ou região;

*Assumir atividades nos Encontros de Neos, palestras ou depoimentos, de acordo com sua aptidão;

*Participar das atividades em geral do Movimento e da Igreja, de acordo com suas aptidões e dons que, de graça, recebeu de Deus: Grupo de Cantos / Liturgia / Catequese / Ministro Extraordinário da Palavra ou da Comunhão / Visitas a doentes / Grupos de Jovens / Pastoral Missionária Catequética / Atividades na Área Social, no atendimento a famílias carentes e necessitadas, etc.

 

MOVIMENTO DE IRMÃOS EM RIO DO SUL

 

O Movimento de Irmãos ou “Os Amarelinhos”, como são carinhosamente chamados pelas Comunidades, completou 13 anos de existência na Diocese de Rio do Sul.

Em 2009 foi dado o primeiro passo para a implantação do Movimento de Irmãos na Diocese de Rio do Sul. Em maio de 2009, o Casal Dalva e Nelson, de Itajaí, Coordenador do VIII CONAMI, e o Casal Celina e Ozildo, de Biguaçu, Secretário Executivo do VIII CONAMI, visitaram Dom Augustinho, Bispo de Rio do Sul, com o objetivo de convidá-lo para participar do Congresso Nacional do Movimento de Irmãos (CONAMI) e proferir uma palestra, pelo fato de Dom Augustinho ter sido, por anos, o Dirigente Espiritual do Movimento de Irmãos da Arquidiocese de Florianópolis, no período que atuava como pároco naquela Igreja Particular. Nessa visita, surgiu o convite para a implantação do M.I. na nossa Diocese.

Em 24 de abril de 2010, aconteceu a segunda visita de casais da Arquidiocese de Florianópolis e da Diocese de Blumenau à Diocese de Rio do Sul, reunindo-se, na Catedral, com Dom Augustinho e com o Padre Fernando Meira, pároco na época. No encontro foi tratado das carências nos trabalhos pastorais com Casais e Família na Diocese de Rio do Sul e praticamente se viu que o Movimento de Irmãos viria como algo benéfico naquele momento. Após a reunião, foram visitar o Centro Diocesano de Formação, em Rio do Oeste, já como a futura Casa de Encontros de Neos da nossa Diocese.

O 1º Encontro de Neos da Diocese de Rio do Sul se realizou de 13 a 15 agosto 2010. O encerramento aconteceu na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora.  No 1º Encontro de Neos, as Equipes de Trabalho e todo material necessário veio da Arquidiocese de Florianópolis e da Diocese de Blumenau, tendo como Espiritualizador Dom Augustinho Petry e contando com a presença de um padre e 18 casais de Neos.

Hoje, o Movimento de Irmãos está inserido em 22 Paróquias da Diocese de Rio do Sul.

O Movimento de Irmãos caminha há 13 anos nesta Diocese, tendo em torno de 640 casais Encontristas em nossas Comunidades, sendo frutos de 24 Encontros de Neos realizados até o momento.

 

“O importante é participar e é participando que se integra e se passa a conhecer, no dia a dia, o Movimento de Irmãos.  Só assim se persevera. Quem não conhece, não ama, e quem ama persevera, luta, age, e atua no Movimento, passando a ter gosto, e traz para nós, casais e nossa família, algo muito especial e enriquecedor para nossa formação espiritual e familiar.”

 

 

VERA LÚCIA COELHO

Movimento de Irmãos da Diocese de Rio do Sul

Galeria

Imagens relacionadas