Loading...
BREVE HISTÓRICO
A Igreja Matriz São José Operário situa-se na Rua XV de Novembro, 1819, Bairro Laranjeiras, na cidade de Rio do Sul, SC. Sua origem vem de 1966, quando algumas famílias começaram a reunir-se nas casas, para rezar em torno de uma pequena imagem de Nossa Senhora. Entre estas famílias estavam José S. Laurentino, João Pinheiro, João e Tusnelda Kraus, José e Guilhermina Nogas, Lauro e Santolina de Oliveira, Wilbert e Maria Forita. Estas e outras famílias da área freqüentavam a Igreja São João Batista, no centro de Rio do Sul, hoje Catedral Diocesana, animada, então, pelos padres salesianos.
Com o tempo foi surgindo a idéia de uma capela local. Mas, como Comunidade, constituiu-se somente em 1969, ano de criação da Diocese de Rio do Sul. As primeiras missas foram celebradas na Escola Paulo Cordeiro. Com o incentivo do casal do Movimento Familiar Cristão (MFC) Sadi e Eldíria Medeiros, juntamente com Pe. Mildo Busarelo, a Comunidade conquista um pequeno salão construído em madeira. O terreno foi comprado da família Murara por empenho do próprio Sadi Medeiros. Já em 1974 foi construído um salão um pouco maior, onde, além dos Cultos, eram realizadas festas. Em maio de 1975 foi realizada a grande festa do padroeiro São José Operário, com o lançamento da Pedra Fundamental, que ainda hoje pode ser vista cravada na escadaria da Igreja. Nesta data era presidente do Conselho Roberto dos Santos e vice presidente Aloísio Sebold. Aloísio, animador da festa, organizou um martelo de bronze, um de prata e outro de ouro. Cada um cobrava um preço para quem quisesse dar uma martelada na pedra fundamental. Presidiu a missa da festa o Pe. Evaristo Borgert, então pároco da Catedral. Os primeiros ministros da Comunhão foram Jonas (Rainord Bunder) e Manoel.
De festa em festa a Comunidade foi arrecadando e construindo seu templo, e, em março de 1979, já com telhado posto, começou a ser utilizada para as funções religiosas e encontros de lideranças. O povo pertencente a esta comunidade, procedente de área rural, na sua maioria, são agora operários. Numa reunião na casa de José Nogas, onde estavam, também, José Laurentino e José da Olaria, falaram que o padroeiro poderia ser São José Operário. Fundada a Paróquia, por graça de Deus, seu primeiro pároco tinha o nome de padre José Francisco Krug.
CRIAÇÃO DA PARÓQUIA
Na primeira folha do Livro Tombo da Paróquia “São José Operário” encontramos a portaria de implantação da Paróquia, despachada por Dom Tito Buss. Diz: “Faço saber que, no uso de minhas atribuições e para atender ao bem espiritual do povo de Deus desta cidade episcopal de Rio do Sul, considerando: que a cidade está em contínuo crescimento; que é difícil e precário o atendimento religioso do povo a partir de uma só sede paroquial; que já existem várias comunidades florescentes em diferentes bairros; que os serviços religiosos permanentes animados por sacerdotes a partir de outros centros paroquiais hão de trazer incremento considerável à vida cristã do povo, depois de ouvido o Conselho Presbiteral, outros sacerdotes e representantes das comunidades, achei bom determinar a implantação de novas sedes paroquiais nos bairros da cidade. Logo que oferecerem condições as novas Paróquias serão canônicamente eretas. Cada nova Paróquia em formação terá desde logo um sacerdote como animador central”
COMPOSIÇÃO GEOGRÁFICA DA PARÓQUIA
Tem sua sede na Rua XV de Novembro, 1819, bairro Laranjeiras, Rio do Sul, onde está a Igreja Matriz São José Operário. Inicia na Rua Pedro Moretto e se prolonga pelos dois lados do rio Itajaí do Sul acima, Rua do Bonfim e Bairro Albertina, abrangendo, também, todo o Município de Aurora com onze Comunidades: Ribeirão Strey, Aurora (sede), Serra Aurora, Alto Ribeirão Pacas, Cobras Sul, Santo Antônio, São Martinho, Santa Tereza, Nova Itália, Coqueiral e Chapadão da Nova Itália. A população católica da Paróquia em outubro de 2010 é de aproximadamente 8.500 habitantes.
Data de Criação
04 de março de 1979
Desmembrada de
Catedral São João Batista - Rio do Sul
Municípios
Rio do Sul e Aurora
Número de Comunidades
13 Comunidades
Pároco
Pe. Arnaldo Allein
Vigário Paroquial
Pe. Evaristo Borgert
Horários de Missa na Igreja Matriz
Domingo: 8:30h
Endereço da Igreja Matriz
Rua XV de Novembro, 1819 - Bairro Laranjeiras
Rio do Sul/SC
CEP 89.167-410
Horários de atendimento na Secretaria Paroquial
Terça-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Sábado, das 8h às 12h.
Endereço da Secretaria Paroquial
Rua XV de Novembro, 1819 - Bairro Laranjeiras
Rio do Sul/SC
CEP 89.167-410
Contatos da Secretaria Paroquial
Telefone: (47) 3521-0124
WhatsApp: (47) 3521-0124
E-mail: saojose_operario@hotmail.com
Redes Sociais da Paróquia
Facebook - Paróquia São José Operário
Pastorais atuantes na Paróquia
Pastoral Familiar
Pastoral do Dízimo
Pastoral do Batismo
Pastoral Vocacional
Pastoral da Sobriedade
Pastoral da Pessoa Idosa
Pastoral da Criança
Movimento de Cursihos de Cristandade
Renovação Carismática Católica
Grupos Bíblicos de Reflexão